Câmara de Corumbá
Transparência
Legislativo
Resultados

PF e Receita cumprem mandados contra políticos e empresários em MS

Equipes da Polícia Federal e da Secretaria da Receita Federal cumprem na manhã desta terça-feira (14) mandados em endereços de políticos e empresários em Campo Grande. Pelo menos 300 agentes participam da 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Papiros de Lama.

A PF informou que cumpre ao todo dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, seis condução coercitiva, 24 Busca e Apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas, em suposto esquema que envolveria sonegação fiscal, ocultação de bens, enriquecimento ilícito.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, os prejuízos causados aos cofres públicos pela organização criminosa ultrapassam R$ 235 milhões. De acordo com as investigações, o dinheiro da propina era mascarado em algumas operações simuladas, que garantiria aumento do patrimônio de políticos e empresários.

Uma das estratégias usadas pela organização para lavar o dinheiro da propina era a compra, sem justificativa plausível, de livros jurídicos, feitas por uma empresa concessionária de serviço público e direcionamento de lucros de uma pessoa ligada ao grupo criminoso. O

Neste momento, viaturas estão na frente do prédio onde mora o ex-governador André Puccinelli (PMDB). Informações preliminares apontam pelo menos mais 9 endereços a serem visitados, incluindo residência de parentes de Puccinelli.

Pelo menos 300 agentes da PF, Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União)ciais participam da operação, que esta fase decorreu da análise dos materiais apreendidos em fases anteriores.

Os mandados estão sendo cumpridos em Campo Grande, Nioaque, Aquidauana e São Paulo.

Autor:
Midiamax