Como criar desafios pessoais

“O primeiro passo para qualquer ser humano é saber o que realmente quer. Quando pensamos em carreira é preciso começar refletindo sobre os valores que temos. Pois são eles que balizam todas as nossas decisões. Assim como para mim é respeito ao outro e honestidade. Então vale se perguntar quais valores regem sua vida e sua forma de interagir e comportar-se? Liste-os em um papel para ter uma maior visualização.” Comenta Vicco
Para que a lista fique clara a psicóloga apontou algumas perguntas que devem ser feitas

– Quais são suas ideias e percepções sobre o que quer conquistar e como quer conquistar?

– Quais dons, talentos ou habilidades são necessários?  O que você faz bem desde criança e quais são os que desenvolveu com o passar dos anos?

– Quais são as características que a pessoa que você mais admira possui e pode ser desenvolvido ou quais você precisa realmente melhorar significativamente?

– Como é equilibrado e valorizado cada um dos aspectos que vivencia em sua vida? (Família, Aquisição de Bens, Serviços a Sociedade/Comunidade, Carreira, Saúde, Saúde Financeira, Vida afetiva).

– O que você poderia fazer diferente para ter uma vida mais equilibrada e saudável?

“Isso precisa ser levado em conta nos seus planos de carreira para 2018. Pois pode estar abrindo mão de algo que seja importante e seja a hora de fazer diferente. Este é um exercício simples de autoconhecimento e estas reflexões são as bases com as quais poderá desenvolvida a força e energia para galgar novos desafios, por isso são importantes serem conhecidas.” Afirma Adriana

Para ampliar suas alternativas profissionais de atuação deve-se abrir um novo leque de perguntas

– Com meus talentos natos e adquiridos até o momento, quais áreas eu posso atuar? Além da área que atuo agora, amplie sua visão!

– Que tipo de empresa eu poderia montar, ou atuar? Posso migrar de departamento?

– Tenho conhecimento suficiente para transmitir a outros?

– Onde poderia repassar estes conhecimentos?

– Como eu poderia me tornar referência em algum conhecimento/área/tecnologia, etc?

E para apoiá-lo:

– Como eu poderia utilizar meu networking para ajudar a alavancar este novo desafio?

– Como eu posso ampliar meu networking (dentro e fora da organização)?

Isso tudo deve ser transformado em metas a serem alcançadas em 2018, montando um Plano de Ação que contemple todas as atividades que irá precisar tais como cursos, treinamentos, contatos com determinadas pessoas em seu networking, pois durante estas respostas serão percebido diversos pontos fortes, mas também dos pontos que precisará desenvolver para alcançar suas metas.

Sobre Adriana Vicco
Pscicóloga há mais de 30 anos, é Pós Graduada em Administração Geral pelo CEAPOG – Desenvolveu sua carreira nas empresas DHL Worldwide Express / Keiper do Brasil / B&D Black & Decker

Autor:
Da Redação