Bombeiros resgatam pescadores que se perderam no Pantanal

Por volta de 13 horas desta terça-feira, 15 de maio, um homem de 39 anos foi até o quartel do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá informando que seus dois primos que são pescadores profissionais saíram de noite do dia (14) por volta das 22 horas, dizendo que subiriam o rio Paraguai em busca de peixes.

Por volta das 11h do mesmo dia ele recebeu uma ligação dos pescadores dizendo que estavam perdidos dentro da baia do Saracura e que já estavam cansados e com fome.

Diante da informação recebida e sabendo que a região nesse período esta totalmente alagada a ponto de se perder totalmente as referencias naturais, uma guarnição de salvamento deslocou juntamente com o primo dos pescadores até a localidade que fica uns 55 km subindo o rio Paraguai.

Após uma hora de navegação a guarnição encontrou os dois pescadores, um de 40 e outro de 49 anos. Eles estavam dentro da baia do Saracura e estavam cansados e nervosos por causa da situação. Nenhum deles apresentava qualquer agravo clinico e relataram que se deram conta que se perderam quando amanheceu e pode se ver que a informação de que haviam muitos  peixes não era verdadeira. Eles tentaram buscar a saída da baia, porém, com a cheia, os trechos que dão acesso a baia acumulam muitos camalotes e mudam a configuração da paisagem confundindo e desorientando a navegação.

Os pescadores seguiram a guarnição até a “boca” da baia e retornaram ao leito do rio Paraguai onde foram escoltados e conduzidos até o Porto Geral de Corumbá. Os pescadores alegaram que não haveria necessidade de atendimento da viatura de resgate e seguiram com familiares para a sua residência.

Autor:
Da Redação