14º Festival América do Sul Pantanal tem como destaque cultura e cidadania

Artes cênicas, cinema, artes visuais, gastronomia, literatura, música, oficinas e muitas outras atividades relacionadas ao patrimônio histórico, a economia criativa e artes de rua fizeram a diferença na 14º edição do Festival América do Sul que aconteceu de 24 a 27 de maio, na praça Generoso Ponce, reunindo milhares de pessoas de diferentes países. O evento é produzido pelo Governo do Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá e esse ano trouxe mais de 200 atividades gratuitas para a população.

Nesta edição o Festival América do Sul teve a presença dos cantores: Criolo, Daniela Mercury, Martinho da Vila, Roberta Miranda, entre outros convidados que elogiaram o pantanal e o país vizinho durante os shows.

Para Luana Silva, empresária que sempre acompanha a programação do Festival, esse ano tudo foi deslumbrante. “Com certeza a organização está de parabéns, tivemos várias atividades acontecendo ao mesmo tempo incentivando a arte e cultura do nosso Brasil e nos mostrando a cultura de outros países também, tudo foi bem programado e com certeza é um enriquecimento para nossa população e que venham novos festivais neste nível”, afirma Luana.

A pantaneira que sonha em se tornar conhecida no mundo é elogiada por cantores de renome nacional (Corumbá On Line)

Os fãs aproveitaram para tietar com os cantores, como a adolescente Ivi Rondon Clavijo, 13 anos, estudante, cantora do Pantanal e instrumentista musical. “Eu me sinto privilegiada em ter conhecido de perto artistas renomados até mesmo internacionalmente como Daniela Mercury, cantora e embaixadora da ONU, a qual me direcionou alguns ensinamentos musicais, já o cantor Criolo que é exaltado principalmente pelos jovens, pelas suas músicas que falam sobre a realidade do que acontece no mundo em suas letras do rap e hip hop, demostrou grande simpatia por nós os fãs. O festival nos proporciona uma confraternização com os povos da América Latina e nos ajuda a conhecer cada vez mais as culturas distintas, como: música, dança, idioma, gastronomia, artesanato, isso é de enorme importância para que possamos ter um maior esclarecimento sobre essas diversas riquezas culturais, tudo isso graças ao festival”, destacou a jovem Ivi.

Corumbá On Line

(Corumbá On Line)

A cantora Daniela Mercury, durante a coletiva de imprensa parabenizou a organização do Festival América do Sul e afirmou que suas músicas retratam o seu sentimento pelo país. “Sou apaixonada pela América Latina. Todos os assuntos me mobilizam, fico dividida com os últimos acontecimentos, Todas as dores do mundo retratam a minha dor. Azul é a cor do país que cantando ele diz que feliz e seja… Eu quero um samba pra presidente, mexeu com uma, mexeu com todas, As minhas músicas são todas relacionadas a coisas que me mobilizam, todos somos humanistas”, ressaltou Mercury.

Corumbá On Line

A empreendedora Barbara se alegra com o resultado das vendas durante o Festival (Corumbá On Line)

A empreendedora Barbara Brenda Siqueira, que participou pela primeira vez do Festival vendendo doces, bolos e pipocas gourmets, afirmou que além de oferecer doces para a população teve o privilegio de tornar seu trabalho conhecido para a América Latina. “As vendas foram ótimas, a população gostou muito do pão de mel, que tem uma receita diferenciada. Estou muito feliz em marcar presença neste Festival e que venham novas edições”, disse Barbara.

O Festival América do Sul de 2018 terminou com a apresentação de Roberta Miranda.

Autor:
Dina Karla Miranda

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C