Procon dá dicas a consumidores com relação às compras para o dia das Crianças

Nesta véspera do Dia das Crianças, que é comemorado em 12 de outubro, a Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) dá dicas para que os pais possam fazer de forma segura. As orientações buscam evitar surpresas e decepções posteriores por parte dos consumidores. De acordo com pesquisa da Fecomércio/MS, a data tem estimativa de movimentar R$ 5,1 milhões em compras na economia de Corumbá e Ladário.

 

“O Procon Corumbá passa essas orientações para quem for presentear filhos, netos, sobrinhos e afilhados  tenha atenção e, assim, evite decepções”, disse o diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Alexandre Vasconcellos.

 

As dicas iniciais dizem respeito à faixa etária adequada e segurança dos produtos. “A primeira orientação é ver se o brinquedo é indicado à faixa etária da criança, isso é essencial. Na embalagem vem a indicação da faixa etária. Os pais também devem ficar atentos se o brinquedo tem o selo de certificação do Inmetro. Isso  significa que aquele brinquedo  passou por testes de qualidade e segurança antes de ser inserido no mercado”, informou o diretor do Procon local.

 

“Evite o comércio paralelo, que não emite nota fiscal e não garante a segurança do brinquedo que, pode ser nocivo à saúde. O consumidor também deve exigir sempre a nota fiscal”, orientou Alexandre Vasconcellos.

 

O Procon também orientou a adoção de algumas medidas em caso de compras feitas no comércio eletrônico. “Deve ter atenção se os sites são seguros, ver o prazo de entrega dos produtos, os valores empregados naquela compra, os juros embutidos e compras com cartões de crédito ou débito. Toda essa política de venda deve ficar confiável, também devem se ater se o site é confiável, se tem CNPJ, endereço físico, telefone. Pode consultar o Procon se o site tem algum reclamação. É adotar essa atenção para evitar decepções maiores”, disse o diretor-executivo do Procon Corumbá.

 

“O consumidor deve ficar atento à política de trocas da loja física onde fez a compra e fazer constar na etiqueta. A troca é uma politica da empresa e para o lojista é vantajoso, porque o consumidor ao trocar pode levar outros produtos, além do item que foi trocado”, finalizou o titular da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Autor:
Assessoria de Comunicação Institucional

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C