Analisando…

Posse do Presidente

E chegou o dia da posse do presidente Jair Bolsonaro. Tudo seguido as normas do cerimonial da presidência, não houve nenhum contratempo. O TRUMP não veio, mandou representante, assim como os demais lideres mundiais. O mais importante foi o fortalecimento da democracia, que garantiu mais uma transmissão de cargo.

Ministros

Temos que começar a separar os dois grupos de ministros do governo Bolsonaro. O primeiro o grupo dos garantistas, ministros que aparentemente dominam as ações em suas pastas, sabem o caminho inicial e têm uma política pronta a ser aplicada (ainda que discordemos), tais como Paulo Guedes, Tereza Cristina, General Heleno.

E tem o grupo dos atrapalhados, os patetas, que mal sabem o que estão fazendo no ministério e que colocam o governo em maus lençóis a cada declaração, tais como Damares Alves (Família), Velez Rodrigues (Educação), Ernesto Araujo (Chanceler).

Toma Lá da Cá

A frase que o presidente bolsonaro disse que iria banir do cenário nacional esta semana voltou com força. O mito autorizou seu partido a apoiar Rodrigo Maia à presidência da Câmara em troca de cadeiras nas comissões especiais. Como tudo que o Mito fala não se escreve, vamos aguardar os próximos capítulos.

Governo do Estado

O Governador Reinaldo Azambuja tomou posse e no mesmo dia deu posse a seus secretários. Não contente, também no mesmo dia exonerou todos os servidores comissionados do estado. Belo inicio de mandato. Alguém vai argumentar que os cargos são de confiança, que ele tira e coloca quando quer, sim tudo isso e verdade. Porém quem foi demitido e não sabe se volta diz que o governador deveria ter feito isso antes da campanha, em julho, ai quem achasse certo permanecer com ele ficaria e quem não achasse procuraria outros rumos. O governador já esta falando em demitir servidores concursados ou propor PDV. Então a coisa não esta tão redondinha como o Carlos Alberto de Assis prega nos jornais por ai.

Reformas

Assim como adiantamos nesta coluna, o Prefeito Marcelo Iunes deu inicio a algumas mudanças na sua equipe a fim de oxigenar sua gestão a partir desta segunda metade de governo que se iniciou dia 1°.

No Procon assumiu o advogado e empresário Vital Migueis. Vital é filho do saudoso empreendedor João Luiz Migueis. Possui um conceituado escritório de advocacia em Campo Grande e é proprietário de uma grande agência de turismo na cidade. Já estava na administração trabalhando no gabinete do Prefeito.

Ele substitui o também advogado Alexandre Vasconcelos, presidente municipal do PSD, que foi nomeado no gabinete do prefeito, mas que pode ter seu destino final na Agetrat, onde já passou e fez um excelente trabalho.

Também houve mudanças na Procuradoria Geral do Município. Deixa o cargo o Procurador aposentado do Estado de MS, Jose Luiz de Aquino e assume o Procurador Adjunto Alcindo Cardoso do Valle, servidor de carreira da procuradoria.  Jose Luiz também foi nomeado no Gabinete do Prefeito e deve permanecer lá como assistente mais próximo do prefeito.

Outras mudanças podem estar em curso já que algumas pastas estão com interinos a frente, entre elas, Finanças e Gestão que deve ter a frente o Contador Luiz Henrique de Paula que já foi secretario desta pasta, Agencia Portuária que deve abrigar um dos mais importantes colaboradores do Prefeito, e o Turismo. Também pode haver mudanças pelo entendimento do Prefeito, na Educação e na Assistência Social.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C