Corumbá integra Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Carnaval e o Arraial do Banho de São João de Corumbá estão no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, que integra os principais eventos turistícos do país a visitantes brasileiros e estrangeiros.

O Carnaval Cultural de Corumbá é a maior festa de participação popular do Brasil Central, que une cerca de 30.000 pessoas por dia no circuito do evento.

De acordo com a diretora-presidente interina da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisangela Sienna da Costa, o Carnaval é uma manifestação secular, espontânea e livre, “em que o samba, o lúdico e o cultural se misturam com a emoção e a ginga dos corumbaenses que conseguem renovar a folia a cada ano, recebendo gente dos quatro cantos do país que se unem numa mesma emoção”.

Pelas ruas e ladeiras do centro histórico de Corumbá, os foliões turistas e corumbaenses, brincam o carnaval em blocos culturais (pastoras, frevo e marinheiros), blocos oficiais, blocos independentes, cordões, corsos e escolas de samba, sob a cadência do samba, ao som das antigas marchinhas de carnaval e sempre atentos as batidas dos tamborins.

Arraial do Banho de São João

O Arraial do Banho de São João de Corumbá é uma mistura de patrimônio de fé do Mato Grosso do Sul, é uma das mais fortes manifestações religiosas do Brasil, certificada como Patrimônio Imaterial do Estado do MS.

Conhecido com esse nome somente na cidade de Corumbá, a festividade é realizada em pagamento de promessa por uma graça alcançada ou em agradecimento ao santo do catolicismo popular São João Batista.

A festa tem seu ápice em banhar o santo nas águas do Rio Paraguai na madrugada do dia 23 para 24 de junho, atraindo cerca de 3.000 mil turistas anualmente.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C