Analisando…

Educação

As estruturas do MEC estão abaladas na esplanada dos ministérios. Tudo pela guerra travada entre o ministro brincalhão Velez, o astrólogo e seu padrinho político Olavo de Carvalho e os militares do Governo. Após inúmeras exonerações e confusões parece que o prazo de validade do ministro chegou ao fim em pouco mais de sessenta dias no cargo. Agora começa outra guerra no governo. O DEM reivindica a cadeira e já tem ate nome, o ex ministro Mendonça Filho. Vamos aguardar os próximos capitulos deste governo.

Lava Jato

Nesta semana a cúpula da lava jato levou duas surras e teve que voltar a colocar os pés no chão e lembrar que são mortais e passíveis de falha como todos os outros seres deste planeta. Primeira recuou na história de receber dinheiro repatriado da Petrobras através da criação de uma fundação para isso. Além de inconstitucional era imoral esta proposta. Lembrava a célebre frase: ladrão que rouba ladrão…….. A segunda veio com a decisão do pleno do STF de confirmar que os crimes de caixa dois de campanha devem ser respondidos na justiça eleitoral. Os procuradores acostumados a atropelar os códigos e as leis queriam passar por cima disso e foram “barrados no baile” pelo STF.

PDV

O governo de MS deve encaminhar nas próximas semanas o projeto de lei que trata do PDV dos funcionários públicos. Para quem terminou o ano vendendo o céu azul de brigadeiro, agora é hora de colocar os trilhos no lugar e arrumar a casa de verdade.

Representatividade

O deputado Estadual Evander Vendramini recebeu das mãos do secretario municipal de desenvolvimento econômico e sustentável Luciano Leite o pedido de apoio para a recuperação de pontes no pantanal e para a reforma do Mercadão Municipal. Como Evander compõe a comissão de Eficácia Legislativa, uma das mais importantes da casa, e que trata diretamente da destinação de recursos do FUNDERSUL, pode ajudar muito os produtores rurais e os pequenos agricultores da região do pantanal.

Progressistas

Ainda em tempos de Assembléia, o Deputado Evander recebeu os colegas de partido, Deputado Gerson Claro, os vereadores da capital Valdir Gomes e Cazuza, o ex-secretário de saúde Ivandro Fonseca, para tratar do rumo do Progressista no Estado. Querem a presença da executiva nacional aqui para redirecionar os rumos do partido rumo a 2020.

Prioridade

Proposta do Vereador Chicão Vianna que solicita estudos para a inclusão de carne de jacaré na merenda escolar merece aplausos. Corumbá possuiu hoje o maior frigorífico do mundo nesta modalidade, porém, poucos corumbaenses comem ou já comeram esta iguaria. Isto movimentaria também recursos em nossa própria cidade com a possibilidade de novas contratações de trabalhadores da cidade no frigorífico. Ótima sacada!!!

Servidores

O vereador Luciano Costa solicitou ao executivo através de requerimento que seja regulamentado através de decreto a progressão funcional dos servidores (mudança de letra), para servidores que completam o qüinqüênio nos tempos de serviço nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. A progressão esta parada desde 2014. Os servidores públicos agradecem.

Mudanças

Com a aproximação das eleições 2020 os partidos políticos já começam a se movimentar para buscar seus espaços e fortalecer suas legendas. Na casa Barão de Vila Maria, alguns vereadores estão se preparando pra desembarcar de suas siglas e embarcar em novas que permitirão um bom desempenho nas urnas e fortalecimento de seus grupos políticos. Entre os que devem mudar de casa para a disputa estão os vereadores Rufo Vinagre, Mohamad Abdallah, Baianinho, André da Farmácia, Bertini e Chicão Vianna.  Outros podem compor esta lista!

Nomes fortes

Também já surgem nomes com força para a disputa de uma das 15 vagas na casa de leis no ano que vem. Com a mudança nas regras eleitorais, deve tornar a disputa mais acirrada que já foi em 2016 e tornar os resultados imprevisíveis. Os possíveis pré candidatos que já demonstram força são Glaucia Iunes (Secretaria Municipal de Assistência Social), Josyel Medina (Diretor Adjunto da Fundação de Cultura), Dr. Marcelo (Fisioterapeuta do Corumbaense), Luis Mario Cambará (Ex-Presidente da Fundação de Cultura), Lucas Grilo (Assessor Parlamentar), Jane Contu (Assessora Executiva de Cidadania e Direitos Humanos), Dr. Juliano de Oliveira (Médico do Corumbaense), professor Eduardo Ferrufino, Pastor João Lucas, ex vereador Machado e Paulo Guilherme de Arruda (ex diretor da Agetrat).

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C