Vereador sugere estudos sobre industrialização da mandioca em Corumbá

A industrialização da mandioca pode ser uma excelente alternativa para melhorar a renda familiar dos produtores rurais do Município de Corumbá. É o que entende o vereador João Mário que, durante sessão da Câmara Municipal, sugeriu a realização de estudos visando o incremento dessa cultura na região.

A sugestão foi direcionada ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que ele oriente a sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, no sentido de que seja aproveitamento um projeto de geração de renda encaminhado pelo próprio vereador, com foco na industrialização da mandioca produzida nas pequenas propriedades rurais.

João Mário observa que a área da produção da mandioca em Corumbá está bem abaixo da média nacional, mas, observa que é preciso investimentos públicos para a estruturação da cadeia produtiva, já que responde 64,36% da produção do município e implica em facilidade nos tratos culturais, tradição agrícola no plantio e mais adaptabilidade a clima e solo local.

“A cultura da mandioca apresenta-se como importante fonte de alimentos e de renda para as famílias dos assentamentos rurais de Corumbá. No entanto, o sistema de produção e a sua utilização na região, ocorre com baixa adoção de tecnologias. Esses fatos indicam a necessidade de se estabelecer estratégias para utilização da mandioca no Município”, justificou.

João Mário lembra que, na região, foi implantada uma fecularia na região do Taquaral, hoje desativada, ao contrário do que ocorre em grande parte do Estado “que reconhece a importância social da cultura da mandioca no setor da agricultura familiar, mas que tem buscado alternativas, atingindo uma abrangência mais ampla, graças a implementações de indústrias processadoras, particularmente de fécula, e ao alto consumo de mandioca de mesa, se constituindo em uma importante alternativa econômica para os produtores do estado”.

Cita ainda que o novo perfil socioeconômico na cultura da mandioca tem gerado demandas tecnológicas, conduzindo à formação de parcerias, envolvendo diversas instituições de pesquisa, visando a obtenção de soluções para o agronegócio dessa importante cadeia produtiva.

Foi pensando em acompanhar essa tecnologia que o vereador encaminhou um projeto ao Poder Executivo, no sentido de que sejam realizados estudos visando a aquisição de equipamentos necessários à introdução da cadeia produtiva de mandioca no Município que “proporcionará também um auxílio para a produção agropecuária, agregando valor à produção local, visando dessa forma, contribuir para o aumento da produtividade como um todo, estabelecendo uma sinergia que favoreça o desenvolvimento regional sustentável”, comentou.

O projeto, destinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, visa fomentar toda a cadeia de produção agropecuária, através do fortalecimento das relações com empresários fornecedores de produtos de origem animal e vegetal, proporcionando, assim, um impacto positivo na infraestrutura econômica produtiva, gerando um ambiente propício ao desenvolvimento.

Pavimentação

Por outro lado, João Mário requereu à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informações sobre o projeto de pavimentação e urbanização da Rua Rui Barbosa, para atender anseios da comunidade local que estão na expectativa de receber o benefício anunciado algum tempo atrás.

Ao mesmo tempo, o vereador pediu à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), a implantação de uma faixa de pedestre no cruzamento das ruas Dom Aquino e Cyríaco Félix de Toledo, no Bairro Dom Bosco, importante para minimizar o perigo para pedestres, devido ao grande fluxo de veículos na região, e por ser vias de acesso à Escola Dom Bosco e ao Estádio Arthur Marinho.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C