Prefeitura vai apoiar Justiça Eleitoral na revisão e cadastramento biométrico

A Prefeitura de Corumbá formalizou parceria com a Justiça Eleitoral para apoiar os trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. A cooperação foi formalizada pelo prefeito Marcelo Iunes e o juiz da 50ª Zona Eleitoral, Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, na manhã desta quinta-feira, 02 de maio.

“O Munícipio vai ceder estagiários para apoiar a justiça eleitoral nos trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico do eleitorado, que este ano tem prazo de encerramento vencendo em outubro”, disse o prefeito. Iunes antecipou que a Prefeitura vai ceder três estagiários para atender às necessidades da Justiça Eleitoral nesse período. O procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Junior, também participou da reunião que definiu a cooperação.

Responsável pela 50ª Zona Eleitoral, o juiz Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, explicou a importância do processo de revisão e cadastramento biométrico. “A cada período a Justiça Eleitoral promove o recadastramento dos eleitores para verificar a situação atualizada desse eleitorado. O prazo em 2019 vai de julho a outubro e os eleitores que não promoverem o recadastramento e também a biometria, não terão direito ao voto e ficarão impedidos de realizar o voto caso não faça o recadastramento. Com essa parceria queremos antecipar o processo”, disse o magistrado. Quem já fez a biometria não precisa comparecer.

O juiz eleitoral destacou que apenas 25% do eleitorado de Corumbá e Ladário já fez a atualização cadastral junto a Justiça Eleitoral. “Temos mais de 70% do eleitorado correndo o risco de não votar nas próximas eleições”, finalizou.

Os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado (originais e cópias). Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar (original e cópias).

A Justiça Eleitoral funciona na rua Duque de Caxias, 45, bairro Nossa Senhora de Fátima, no período das 12h às 18 horas.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C