Maio Roxo alerta para o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são alterações estruturais que provocam uma inflamação crônica no aparelho digestivo. As principais são a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn. A primeira atinge apenas o intestino grosso, enquanto a segunda pode comprometer principalmente o intestino delgado, o grosso e o canal anal.

Acredita-se que mais de 5 milhões de pessoas são acometidas pelas DII no mundo – e essa incidência está em ascensão. Elas são mais frequentes nos países desenvolvidos e principalmente no mundo ocidental, embora, desde o final do século 20, o número de casos tenha aumentado na Ásia, na América Latina e no Oriente Médio devido à industrialização e ocidentalização dos hábitos nesses locais.
No Brasil não há estatísticas oficiais, porém sabemos que nos últimos anos os episódios de doenças inflamatórias intestinais estão aumentando.
As DII não têm cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações e minimizar os sintomas. Para conscientizar a população sobre a importância de detectar esses problemas no início, a Sociedade Brasileira de Coloproctologiarealiza anualmente a campanha Maio Roxo.
Com informações do site Saúde abril.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C