Indicadores da Saúde da Mulher mostram que Corumbá tem avançado

Anualmente a Secretaria Municipal de Saúde monitora e acompanha diversos indicadores que trazem um diagnóstico situacional da saúde pública no Município.

Na saúde da mulher, o índice de pactuação do Plano Municipal de Saúde, para a realização de exames de câncer de colo do útero, em mulheres de 25 a 64 anos, é de 0,39. Em 2016 o indicador ficou abaixo do esperado com 0,31, e em dois anos teve um crescimento, resultando, em 2018, o índice de 0,40.

A Coordenadora do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, Natália de Souza Silva, que atende pacientes de Corumbá e Ladário, conta que ainda há desconhecimento da população a respeito da importância do exame, “muitas mulheres têm medo ou vergonha de realizar o exame, mas elas devem procurar uma unidade de saúde para fazer o preventivo, e caso for detectado alguma anormalidade elas são encaminhadas para o Centro. Também realizamos a busca ativa de todas as mulheres que tenham alteração no exame, nosso lema é não perder tempo e rapidamente realizar o atendimento especializado, para tratar essas mulheres o mais rápido possível”.

A realização de mamografia, em mulheres na faixa de 50 a 69 anos, também é um dos indicadores positivo, passando de 0,19% em 2016, para 0,25% em 2018, cumprindo assim a pactuação.

Houve um aumento da proporção de parto normal no SUS e na saúde suplementar, o objetivo é atingir ou superar 32,42%, em 2016 o número foi de 32,10%, pouco abaixo da meta, já em 2018 o objetivo foi superado, atingindo o índice de 36,37%.

Dados apontam que de 2017 para 2018, o número de casos de gravidez na adolescência (10 a 19 anos) teve queda de 4,84%, enquanto em 2017 cerca de 21,97% do total de mulheres grávidas eram adolescentes, em 2018 foram 17,07%. Índice está abaixo do estipulado, que é de 19,87%.

Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite, os números traduzem os resultados do trabalho realizado, “os números mostram o resultado de uma administração séria e comprometida, conseguimos superar vários indicadores que há anos não eram atingidos, isso é a melhoria de vida para muitas pessoas”.

Para proporcionar um melhor acolhimento das mulheres corumbaense, o chefe do executivo municipal, Marcelo Iunes, priorizou a reforma do novo Centro de Saúde da Mulher, “Conseguimos retomar a obra do Centro após quase três anos. Será um local moderno, amplo, ofertando vários serviços que as mulheres precisam”, explicou o Prefeito.

Centro de Saúde da Mulher

O Centro de Saúde da Mulher atende uma média de 350 mulheres por mês, com uma equipe de 37 profissionais, que são os responsáveis pelos serviços de ginecologia, pré-natal, programa de controle do câncer de colo uterino, ultrassonografia geral, mamografia, odontologia, psicologia, nutricionista, serviço social, planejamento familiar e teste do pezinho. Está localizado na Rua: Major Gama, 782. Telefone (67) 3907-5387. Horário de atendimento das 07 às 17 horas.

Quem deve realizar o preventivo?

O exame é realizado nas unidades de saúde. O início da coleta deve ser aos 25 anos, para as mulheres que já tiveram atividade sexual. E deverá ser feito anualmente.

Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

Planejamento familiar

Todos tem o direito e o dever de conhecer os métodos contraceptivos. Os atendimentos são realizados no período vespertino.

Quem tem interesse em colocar DIU deve comparecer na unidade, todas as terças-feiras, a partir das 13h. Para laqueadura e vasectomia, todas as quintas as 13h. Os interessados assistem uma palestra para apresentação dos métodos, e após a escolha é inserido no programa, sendo avaliado pela equipe composta por médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C