Roda de conversa “Gestar e Amar” reúne gestantes

A gestação é um período no qual é comum o surgimento de dúvidas sobre diversas questões que envolvem o corpo da mulher, sua saúde e a do bebê. Diante desta percepção, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Breno de Medeiros I formou um grupo com gestantes e puérperas, mulheres com até 45 dias após o parto, denominado “Gestar e Amar”.

O grupo realiza reuniões semanais com o objetivo de abordar temas ligados a gravidez, como a importância do pré-natal, saúde bucal da mãe e do recém-nascido, alimentação saudável, amamentação, atividade sexual e mitos e verdades sobre a gravidez.

As rodas de conversa acontecem todas as quartas-feiras, das 7h às 8h, na própria unidade, antes das gestantes serem consultadas. Nesta quarta, dia 14 de agosto, a ginecologista e obstetra Flávia Cunha de Oliveira falou sobre a importância do pré-natal, “é fundamental que as gestantes saibam contar a idade gestacional que estão, caso ocorra um sangramento ou perca de líquido devem ir para a maternidade na hora”, reforçou a médica.

A enfermeira, coordenadora da Estratégia e idealizadora do grupo, Flávia Meira Marques conta como funciona o grupo, “o projeto surgiu em janeiro de 2018, sempre contamos com a participação de um profissional especialista. As rodas de conversa favorecem o diálogo, deixamos as pacientes falar sobre suas dúvidas e seus medos”.

“Criei até um grupo de WattsApp com as gestantes para facilitar a nossa comunicação, estou diariamente em contato com elas, acompanhando e esclarecendo dúvidas”, complementou Flávia.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, reforça a importância destes profissionais na saúde, “esta é mais uma iniciativa que nos mostra a importância da enfermagem. Temos outras enfermeiras, assim como a Flávia, que também realizam estas atividades, com um olhar atento as necessidades locais, o trabalho que estes profissionais fazem é fundamental para a saúde da nossa população. Além de que essas ações fortalecem a rede cegonha”.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C