Superintendência da Mulher realiza Palestras sobre o Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás e o Programa Maria da Penha vai à Escola, faz parte do ordenamento jurídico estadual, conforme a lei n° 4.969, de 29 de Dezembro, de 2016. A Campanha é realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11340, de agosto de 2006). Esta Campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade sul-mato-grossense sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e  divulgar a lei Maria da Penha.

A Campanha prevê a realização, em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, com o tema: Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Programa Maria da penha vai à Escola é o carro-chefe da Campanha, e consiste em ações educativas voltadas ao público escolar de escolas públicas estaduais e municipais e também da rede particular de ensino.

A Superintendência de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher é o órgão responsável pela realização das atividades previstas na lei, aqui  no município.

A Campanha Agosto Lilás e Maria da Penha vai à Escola, no município de Ladário, teve início no dia 1° de agosto, no prédio da Câmara Municipal, com o lançamento e apresentação do cronograma de ações, aos representantes das Secretarias da Prefeitura, Câmara de Vereadores, advogadas da OAB, Guarda Municipal, AGEMTRAT,  Polícia Civil e população em geral.

Através da Superintendência de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher, a Campanha Agosto Lilás e Maria da Penha vai à Escola tem alcançado os alunos da rede municipal, estadual e particular, alunos do EJA, do AJA, da área urbana e rural, através de palestras e rodas de conversa.  Essas palestras e rodas de conversa também têm sido realizadas com grupos de mulheres do Programa Bolsa Família, do Vale Renda, mulheres ribeirinhas, mas também com grupos onde o público masculino é predominante, como no caso, dos funcionários das empresas, como a Granel Química e BP Lopes (Scânia). Essas atividades têm sido conduzidas pela equipe da Superintendência, constituída pela superintendente Creuza Elizabeth da Matta e sua assessora Girley Fernandes Correia da Silva, em parceria, em algumas delas, com as Advogadas da OAB, Dra. Vanessa  dos Santos Gomes e Dra. Eliane Ferreira Gonçalves

A Campanha Agosto Lilás e Maria da Penha vai à Escola está prevista para encerrar-se no município, com uma Blitz informativa e panfletagem na feira, no dia 31, do mês corrente. As atividades de sensibilização e divulgação da lei, no entanto, estender-se-ão pelo mês seguinte, dentro da necessidade de atingir um maior número de multiplicadores das informações.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C