Reprodução e nutrição bovina são destaques em Simpósio

Falta menos de um mês para a 4ª edição do Repronutri – Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos: a pesquisa aplicada ao campo. O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), com um pré-evento, em formato de minicurso sobre manejo reprodutivo, ocorrendo no dia 25. O Repronutri é uma realização da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera-UNIDERP e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Grupo Repronutri.

A última edição, em 2017, reuniu mais de 800 participantes. Este ano, a expectativa se mantém. “Entre os temas abordados, destacamos a produção de bezerros e novilhos precoce a partir de embriões (fertilizaçãoin vitro), desmama precoce, estratégias de inseminação artificial e novilho precoce 4G (estratégia de escolha de reprodutores com diferentes méritos genéticos para acabamento de carcaça). São assuntos que interessam aos produtores, técnicos e pesquisadores”, afirma um dos organizadores do evento, Ériklis Nogueira, pesquisador da Embrapa (Corumbá-MS).

Para isso, o nível técnico-científico do evento igualmente se mantém e a programação traz especialistas nacionais e internacionais nas áreas de reprodução, melhoramento, nutrição e mercado, como Sergio de Zen (USP), Marcelo Seneda (UEL), Judson Vasconcelos (MSD Animal Health), Peter Sutovsky (University of Missouri – EUA) e Temple Grandin (Colorado State University – EUA), dentre outros.

Nogueira destaca ainda que a proposta é discutir as novidades das pesquisas realizadas pelas instituições que podem ser aplicadas rapidamente aos produtores, e disponibilizar ao público tais informações, proporcionando também diálogo entre palestrantes e público. Ele comenta que os produtores valorizam as temáticas reprodução e nutrição, mas encontram dificuldades em manejar isso na prática, pois há variáveis que interferem no contexto e a troca de conhecimento, proporcionada em eventos como o Repronutri, é fundamental para ampliar o debate. “Queremos interagir e ouvir quais são as demandas para nortear as pesquisas”, afirma. O Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal (Repronutri) é formado por pesquisadores da Embrapa, UFMS, UEMS, UCDB e Uniderp-Anhanguera.

As inscrições estão abertas, com valores diferenciados para as categorias profissional/estudante e prazo. Até dia 23 de setembro há descontos para inscrições antecipadas.

Sobre – O Repronutri também é realizado por Cia Pecuária Assessoria, FertPlan e InovaGen, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro) e outras empresas. Informações: www.repronutri.com.br

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C