Retorno do projeto “Agentes Ambientais Comunitários” é sugerido na Câmara

A retomada do projeto “Agentes Ambientais Comunitários” está sendo sugerida na Câmara Municipal de Corumbá pelo vereador Paulo Bertini, como forma de atender regiões de difícil acesso com o serviço de limpeza e coleta de lixo.

A solicitação foi feita durante sessão da Câmara Municipal e direcionada ao prefeito Marcelo Iunes, bem como à diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Claudia Boabaid, e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla.

Bertini, em sua justificativa, lembrou que o projeto foi implantado na administração do ex-prefeito Ruiter Cunha de Oliveira como forma de atender regiões de difícil acesso, locais em que o caminhão responsável pela coleta de lixo não entra.

“Trata-se de um projeto importante que vai atender regiões principalmente de morraria, como nos bairros Cervejaria, Beira Rio, Borrowiski e Popular Velha, com problemas de cunho socioambiental decorrentes de uma expansão desordenada, onde unidades habitacionais foram dispostas de forma irregular, inviabilizando um serviço de limpeza eficiente em decorrência da sua localização”, observou o vereador.

Para a execução d um serviço eficiente, foi criado o programa na administração passada do ex-prefeito Ruiter, com participação de pessoas oriundas de famílias de baixa renda, moradores nos próprios bairros atendidos pelo projeto.

“Estamos sugerindo o retorno desse projeto com a capacitação dos agentes para que eles possam promover a limpeza nos lugares de difícil acesso, além de realizarem ações de educação ambiental com os demais moradores dos bairros beneficiados, recebendo uma remuneração e gerando renda para as famílias carentes”, destacou.

Pavimento

Por outro lado, o vereador está solicitando à pasta de Infraestrutura, a pavimentação com lajotas sextavadas da Alameda 8, entre as ruas Firmo de Matos e Major Gama, no Loteamento Pantanal, para atender reivindicações dos moradores.

Ao mesmo tempo, Bertini solicitou à m esma pasta, adoção de medidas urgentes e efetivas no sentido de realizar serviços de recuperação do pavimento da Rua José Sabino da Costa, próximo à Rua Cyríaco de Toledo, no Bairro Generoso. Citou que a via não se encontra em boas condições, dificultando tráfego de veículos.

Iluminação

Já ao diretor da Fundação de Esportes de Corumbá, Paulo André de Araújo Junior, Bertini reivindicou serviços de melhorias nos refletores de iluminação do campo de futebol e quadra poliesportiva da praça Arcílio de Souza, no Bairro Universitário, instalando lâmpadas led, e manutenção da iluminação dos refletores do campo de futebol do Bairro Cravo Vermelho.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C