Senac participa do Festival América do Sul com oficinas gratuitas de gastronomia

O Senac MS participa nos dias 15 e 16 de novembro do 15º Festival América do Sul Pantanal, em Corumbá, com oficinas de gastronomia ministradas por chefs da instituição. As receitas serão apresentadas na Cozinha Show, montada especialmente para proporcionar aos visitantes o acompanhamento da produção passo a passo.

Serão quatro oficinas nos dois dias de participação, com os sabores e aromas do cerrado, utilizados nos ingredientes de cada prato. Na sexta (15), uma receita de Nhoque de banana da terra ao molho de pintado, com o docente do Senac, Adriano Torres; e uma sobremesa de Fudge de chocolate com café e baru, com a docente Patricia Ayres.

No sábado (16), os docentes vão ensinar a preparar uma receita com a carne de Jacaré e uma sobremesa com guavira, fruta do Cerrado muito apreciada no Estado, e jabuticaba.

A proposta da Cozinha Show tem como temática “a nova gastronomia do cerrado”, um diálogo entre a cultura pantaneira e a gastronomia do cerrado, com as influências das cozinhas paraguaia, libanesa e boliviana. Os chefs vão explicar como as novas técnicas da cozinha contemporânea estão sendo utilizadas com a tradição dos produtos regionais e elementos da nossa cultura. Todos os pratos apresentados ao público terão ingredientes da culinária regional. São parceiros da Cozinha Show a Fundação de Cultura, a Fegasa, Abrasel e Sebrae.

“Nas oficinas, os docentes do Senac vão utilizar os ingredientes regionais, que são encontrados com facilidade no Estado. Uma oportunidade de divulgar nossa terra, nossa gastronomia aos turistas que participam do evento e também para o nosso povo, que muitas vezes não conhece nossos produtos regionais. Também queremos mostrar um pouco do nosso conhecimento técnico, que faz do Senac um referencial de ensino no Estado”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Confira a programação:

15/11 – SEXTA-FEIRA

11h30: Chef Adriano Torres – Docente Senac MS
Nhoque de banana da terra ao molho de pintado

18h: Patricia Ayres – Docente Senac MS
Fudge de chocolate com café e baru

16/11 SÁBADO

17h: Chef Adriano Torres – Docente Senac MS
Torresmo de jacaré com maionese de limão cravo

18h: Chef Patricia Ayres – Docente Senac MS
Parfait de guavira com couli de jabuticaba

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C