Aprovado Projeto de Lei que prevê atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

A Câmara de Corumbá aprovou na noite de ontem, segunda-feira, 02 de novembro, Projeto de Lei de autoria do vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), que dispõe sobre atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em órgãos e empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas no Município.

A aprovação foi por uma unanimidade pelos 13 vereadores presentes e segue agora para apreciação do Poder Executivo. Após a sessão, Bira destacou a importância da proposta, lembrando que a “fibromialgia, também conhecida como Síndrome da Dor Generalizada, é caracterizada por uma dor crônica que migra para vários pontos do corpo e se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações”, e que vai contemplar pacientes regularmente diagnosticados com um tratamento preferencial nas repartições públicas e privadas

“A dor causada pode ser intensa e até incapacitante. Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas são acometidas pela doença no Brasil, e precisamos que elas sejam incluídas no rol do atendimento preferencial dispensados aos idosos, gestantes e deficientes físicos”, justificou.

Lembra também que é uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que ataca principalmente as mulheres com mais de 35 anos (90% dos casos), mas que pode se manifestar em crianças, adolescentes e idosos.

Academias ao ar livre

Por outro lado, Bira está reivindicando junto ao diretor-presidente da Fundação de Esporte de Corumbá (Funec), Paulo André de Araújo Júnior, com cópia ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, a instalação de academias ao ar livre em Porto Esperança, Forte Coimbra e na Aldeia Guató.

Ele ressalta que estas academias já são realidades na área urbana, propiciando a prática de atividade física de forma gratuita, melhorando a sua qualidade de vida, mas que é preciso levar o mesmo benefício para a zona rural, visando atender principalmente os idosos que precisam ainda mais da prática de atividades físicas regulares.

Também à Funec , o vereador pediu a inclusão do Projeto Corumbá em Movimento na quadra de esportes do Centro da Amizade, localizado na Alameda Vulcano, a partir de 2020, para que a comunidade possa contar com aulas de Zumba e demais danças, para atender um grande número de pessoas que reside na região com entretenimento voltado para a saúde e qualidade de vida dos moradores.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C