Escola Cívico-Militar: Damy teve apoio de 100% da comunidade escolar

A escolha da Escola Municipal José de Souza Damy para receber o projeto-piloto do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares a partir de 2020, teve aprovação de 100% da comunidade local. A informação foi prestada ontem, segunda-feira, 02 de novembro, durante sessão ordinária da Câmara, pelo secretário de Educação do Município, Genilson Canavarro de Abreu.

Atendendo convite feito pelo vereador Manoel Rodrigues, por meio de requerimento aprovado por unanimidade na Casa de Leis, o secretário utilizou a tribunal do plenário, para detalhar a escolha de Corumbá para sediar o projeto-piloto a partir do próximo ano, e a escolha da Escola José de Souza Damy.

Ele citou que a intenção inicial era implantar o projeto na Escola Tilma Fernandes Veiga, no Bairro Cervejaria. No entanto, a iniciativa não recebeu total apoio da comunidade e, por isso mesmo, o processo foi desenvolvido junto às comunidades do Cristo Redentor (José de Souza Damy), Cravo Vermelho (Escola Almirante Tamandaré) e Guató (Escola Clio Proença).

“A Escola Damy foi escolhida por receber 100% de aprovação da comunidade escolar pesquisada. As outras duas ficaram com 95% e 97%, o que representa um excelente índice de aceitação”, informou aos vereadores, acentuando que o Clio e a Almirante Tamandaré receberão um trabalho paralelo, “com as presenças da Marinha, no Tamandaré, e o Exército no Clio Proença”.

Genilson explicou ainda que alguns critérios foram velados em consideração para a escolha das escolas: Ideb abaixo das escolas estaduais, vulnerabilidade social e aprovação por parte da comunidade. Lembrou que a União deve repassar R$ 1 milhão para financiar o programa, mas citou que a rotina escolar seguira as diretrizes da Rede Municipal de Ensino de Corumbá.

A iniciativa foi elogiada pelos integrantes do Poder Legislativo. “Sou amplamente favorável ao projeto de escola cívico-militar que será aplicado em Corumbá a partir do próximo ano”, resumiu o vereador e presidente da Câmara, Roberto Façanha, que foi acompanhado pelos vereadores Manoel Rodrigues e André da Farmácia que, no início do ano, apresentou um requerimento visando trazer o projeto para a região.

Outros que se manifestaram favoráveis foram Bira, que acredita em “um salto de qualidade na educação do Município”; Haroldo Cavassa, que demonstrou preocupação em relação às outras escolas; Tadeu Vieira, que se mostrou preocupado quanto ao relacionamento interno (militares e professores).

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C