Escrito por alunos da escola Paiolzinho, livro “Causos Pantaneiros” vai ser lançado dia 09

O livro “Causos Pantaneiros” escrito por alunos da Escola Municipal Rural Polo Paiolzinho vai ser lançado na próxima segunda-feira, 09 de dezembro, na sede da própria unidade de ensino no assentamento Paiolzinho. Convidado para o lançamento, o prefeito Marcelo Iunes conheceu detalhes da produção dos estudantes na tarde da terça-feira, dia 03.

“É uma iniciativa muito importante, que incentiva o gosto pela leitura, pela escrita. O livro traz histórias contadas pela própria comunidade. Isso traz sentimento de pertencimento para os alunos. Ficamos felizes com isso”, disse Iunes para os alunos e coordenação escolar recebidos no gabinete.

“O livro traz coletânea de causos que foram colhidos pelos alunos na própria região do assentamento, são relatos que retratam a vida do homem pantaneiro”, contou a Gláucia Adriana Alves da Cruz. Ela disse que o trabalho começou a ser desenvolvido quando os alunos ainda estavam no sétimo ano – em 2017 – e foi concluído agora em 2019, com a turma de 18 alunos cursando o nono ano do Ensino Fundamental. A ideia do livro surgiu de uma oficina realizada num sábado letivo.

A professora explicou ao prefeito que a produção do livro contou com duas fases distintas que refletiram na obra final.  “São duas partes, a de causos transcritos que eles ouviram os relatos e transcreveram. Depois, houve um estudo sobre estruturação de texto e, a partir daí, os alunos escreveram um texto. Cada um produziu um causo próprio”, disse Gláucia Alves.

“Foi uma experiência nova, nunca imaginei fazer um livro. Tive vários causos que meus avós contavam e eu fiz a coleta dessas histórias. A partir deles, consegui criar um cuso próprio. Valeu a pena”, contou Nikelli Vitória Vargas Rocha, uma das estudantes participantes do processo de produção literária.

Diretora da escola Paiolzinho, Aurélia Cândia dos Santos avaliou a iniciativa como extremamente positiva para toda a comunidade escolar. “Deu mais incentivo aos alunos, reforçou a identidade deles com o local. Os causos reforçaram o amor que eles têm pelo local. Foi muito importante, é um ensinamento que vão levar para a vida”, finalizou.

Também participaram da visita ao prefeito os alunos Elder Alves de Oliveira, Gabriel da Silva, Nayara Mendonça da Silva e a coordenadora Maria Claudete da Silva Aquino. O livro “Causos Pantaneiros” vai ser lançado dia 09 de dezembro, às 14 horas, na Escola Paiolzinho.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C