Câmara homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade

Cerimônia realizada na noite de ontem, quinta-feira, 19 de dezembro, marcou a entrega de títulos de Cidadãos Corumbaenses a 30 personalidades pelos relevantes serviços restados ao Município, contribuindo de maneira positiva para o desenvolvimento da cidade.

A Sessão Solene aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal – Miguel Gómez, comandada pelo presidente do Poder Legislativo Corumbaense, vereador Roberto Façanha. O evento foi prestigiado por um grande número de autoridades ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, e de familiares e amigos dos homenageados.

A mesa foi composta pelo presidente Roberto Façanha; prefeito Marcelo Iunes; deputado estadual Evander Vendramini; Sérgio de Paula, secretário de Estado de Articulação Política; professor Aguinaldo Silva, diretor do Campus-Pantanal da UFMS; Alex Sandro Antônio Peixoto, delegado regional da Polícia Civil, e o defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani.

Presentes também os vereadores Tadeu Vieira, Gaúcho da Pró-Art, Manoel Rodrigues; Yussef Salla, André da Farmácia, Luciano Costa; Chicão Vianna, Cristóvão Contador; Domingos Albaneze Neto; Bira, João Mário e Paulo Bertini.

Roberto Façanha destacou o momento como de enorme importância para a região pantaneira que sempre valoriza aquelas pessoas que contribuem para o crescimento social e econômico de Corumbá, principalmente.

“Temos que enaltecer os vereadores corumbaenses pelo brilho do evento. Eles, mais uma vez, indicaram pessoas nascidas em outras cidades brasileiras, que têm contribuído para o nosso desenvolvimento. Todos, agora, são de fato, cidadãos corumbaenses”, comentou o presidente.

Lembrou que os vereadores foram felizes também em homenagear com o título de Cidadão Corumbaense, pessoas que representam os mais diferentes segmentos da sociedade, como na saúde, na educação, segurança pública, comércio, social, serviço público, entre outros, e que proporcionam a geração de renda e emprego para a população, movimentando a economia local.

“Todos vocês receberam nesta noite, um certificado de adoção oficial. São irmãos, conterrâneos que, agora, tem também  Corumbá, como terra natal”, observou. “Com essa cidadania corumbaense, aumentam as responsabilidades de cada um. Esperamos que continuem projetando o nosso Município como prioridade de suas vidas, com trabalho e ações para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, completou o presidente, se dirigindo aos homenageados.

O prefeito Marcelo Iunes destacou o momento como um “dia feliz”, e que a cerimônia permitiu homenagear cidadãos e cidadãs com a outorga de “um importante título, o reconhecimento por parte da Câmara, do trabalho desenvolvido por todos os homenageados, pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade, que fincaram raízes aqui, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”.

O deputado Evander elogiou os vereadores e se dirigiu aos homenageados para destacar a importância do título que eles receberam. “É o reconhecimento por parte da Câmara e da população, do trabalho de todos vocês. Recebi o título 13 anos atrás e posso afirmar com certeza que ser corumbaense não é ser cidadão de Corumbá. Ser corumbaense é ser diferente”. Vendramini, na oportunidade, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho, entregue por Façanha e Marcelo Iunes.

Adoção oficial

O diretor do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor Aguinaldo Silva, falou em nome dos homenageados, agradeceu a honraria, citando que “o título é a adoção oficial, concebido a quem fez o bem, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo, doo Município”.

Lembrou uma frase de Manoel de Barros – A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós – para pedir a todos os homenageados que “continuem fazendo o bem”, e que o título “nos faz refletir com mais cuidado sobre as responsabilidades da cidadania. Ele não só nos envaidece, como também nos obriga a entregar-se ainda com mais dedicação ao exercício da cidadania, assumindo, com todas as nossas forças, os direitos e deveres do povo desta cidade, que aprendemos a amar”, disse. E que o título é compartilhando com “todos aqueles que estão ao nosso lado”, fazendo uma alusão aos familiares e, no seu caso, a todos os servidores do Campus Pantanal.

Outro homenageado da noite a fazer uso da palavra foi Sérgio de Paula, secretário de Estado de Articulação Política, que também representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia. Ele falou da atuação do Governo em Corumbá e que o momento foi “muito especial na minha vida”.

Lembrou que conheceu Corumbá em 1995, “antes de entrar na vida pública, e me apaixonei. Não tem como não se encantar com as paisagens deslumbrantes, a natureza exuberante, a riqueza da fauna e da flora, a beleza arquitetônica do centro histórico, a diversidade cultural e alegria do povo corumbaense, presente nas mais diversas manifestações culturais”.

Sérgio fez um balanço das ações do Governo na região de Corumbá, renovou seu compromisso e do governador com a cidade, do apoio recebido pela população local, das obras em execução, as que ainda virão, e que “tudo que estamos aqui, condiz com a grandeza de Corumbá”. Agradeceu aos vereadores pela homenagem e que foi “contagiado pelo espírito de hospitalidade da cidade, que sempre recebeu e recebe gente de todo o País e do mundo, de braços abertos”.

Cidadãos Corumbaenses

Os homenageados foram Nilton Santos, servidor público aposentando, indicado por Gaúcho da Pró-Art; Paulo Roberto Melo de Souza, consultor de vendas, indicado por André da Farmácia; Roberto Domingos Portilho Junior, auditor fiscal municipal, pelo vereador Cristóvão Contador; Luiz Felipe de Medeiros Guimarães, advogado, pelo vereador Domingos Albaneze Neto; Paulo Antonio da Silva Prata, diretor do Hospital Naval de Ladário, por Gabriel Alves de Oliveira;

Pedro Arbeus Mota, empresário do ramo farmacêutico, indicado por Haroldo Cavassa; Douglas Hipólito de Souza, empresário, por João Mário; Patrícia Bedotti Péres, médica pediatra por Tadeu Vieira; Antonio Marcos de Castro Burgedurf, empresário, por Luciano Costa; Carlos Henrique Evangelisto Sousa, empresário, por Chicão Vianna; Lidiane de Brito Curto, perita papiloscopista, por Manoel Rodrigues; Ramão Reinaldi, empresário, por Paulo Bertini; Maria Margarida de Souza Midon, instrutora de cursos profissionalizantes no Centro Profissional Dom Bosco (aposentada), por Roberto Gomes Façanha; Eduardo Cabral de Menezes, professor, pelo vereador Bira; Israel Dias dos Santos, gerente do Hospital Cassems de Corumbá, por Yussef Salla.

Também recebeu o título de Cidadão Corumbaense na noite de ontem, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, indicado pelo vereador Chicão Vianna.

Além disso, por indicação da Mesa Diretora, vão receber títulos de Cidadão Corumbaense o general de brigada Ronaldo Morais Brancalione, comandante da 18ª Brigada de Infantaria; Sérgio de Paula, secretário de Estado de Articulação Política; Jorge Antonio Ferreira de Lara, veterinário e chefe da Embrapa Pantanal; Sandro Moura Santos; Aguinaldo Silva, diretor da UFMS – Campus Pantanal; Fernando Fernandes, empresário; Edmilson Veratti, empresário.

A mesa homenageou também a deputada Federal Roseane Modesto de Oliveira; Danilo Magno Espindola Filartigas, delegado da Polícia Federal; Anselmo Gonçalves Nina Junior, chefe Cartório Eleitoral 7ª Zona; Edson Panes de Oliveira Filho, advogado; Marlene Azarias Evarini, gerente da TV Morena; Juarez Soares de Oliveira Junior, gerente das lojas Gazin; Alex Sandro Antônio Peixoto, delegado regional da Polícia Civil, e Tatiane Ferreira Patrício, capitã de corveta do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C