Analisando…

Retrospectiva

Na última coluna do ano de 2019 faremos uma retrospectiva de tudo que foi destaque e que mereceu uma analise mais profunda para informar e permitir que o leitor refletisse sobre estes temas.

Bolsonaro

O primeiro ano de mandato do Presidente Bolsonaro foi muito positivo para os veículos de comunicação que tiveram inúmeras pautas em sua maioria feita de costumes e frases polêmicas. O Presidente polemizou com o Congresso, STF, PGR, Governadores, classes de profissionais liberais e até com os militares. Afastou-se do seu Guru politico, Olavo de Carvalho, tentou emplacar o filho embaixador, fritou alguns de seus ministros, protegeu outros, viu o caso Queiroz explodir no colo de sua família, tomou decisões que teve que voltar atrás em menos de 24h, brigou e deixou o PSL, fundou um novo partido, travou os investimentos na educação, fez pouco caso das queimadas na Amazônia, não deu importância ao óleo no litoral do país, vira e meche tenta ressuscitar a CPMF, criou o 13º da bolsa família, viu o governo americano sobretaxar vários produtos que prejudicam o país, fez novas cirurgias, levou um tombo no banheiro, enfim o ano foi movimentado para o Presidente que no fim convive com sua popularidade cada dia mais restrito a direita radical e sem base de sustentação no congresso. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Governo de MS

Em 2019 o destaque foi para o pacote de maldade do Governador Azambuja contra os servidores e contra os produtores. O Governo do Estado esta fechando o ano após fazer a sua própria reforma da Previdência e aumentar impostos de diversos produtos. Não conseguiu dar reajustes a diversas categorias de servidores e puniu com duras medidas os professores. Enfrentou rebeldia de Deputados Tucanos em votações importantes. Não fez nenhum investimento de alto impacto na cidade de Ladário e em Corumbá seu principal investimento na área de saúde ainda esta engatinhando. Transformou o Festival América do Sul em quermesse. Na área de segurança não houve nenhum avanço significativo. Descobriu-se na mídia nacional que o Estado é um dos que mais tem comprometimento de suas receitas. O ano não foi dos mais saborosos para o Governador!

Assembleia e Congresso

O ano de 2019 pode ser considerado bom para os parlamentares de MS. Os Deputados da região pantaneira tiveram uma participação ativa na proposição de Leis e em debater temas considerados espinhosos. A Deputada Federal Bia Cavassa estreou na Câmara dos Deputados seu primeiro mandato popular e de cara teve coragem de dizer não ao projeto obscuro do Ministro Sergio Moro sobre o COAF. Debateu temas que estavam paralisados como a Lei do Pantanal, viabilizou recursos para reforma de escola e garantiu a vinda de uma escola Cívico-Militar para Corumbá. O Deputado Estadual Evander Vendraminni teve a iniciativa de bons projetos que foram aprovados, compôs uma das mais importantes comissões da Casa de Leis – Eficácia Legislativa, porém votou com o Governo projetos duro contra servidores e pecuaristas. Media 7 para os Deputados.

Corumbá

O Prefeito Marcelo Iunes mantem o ritmo acelerado de obras e serviços que deram a tônica do ano de 2019 da gestão. Algumas áreas tiveram avanços consideráveis e com certeza isso esta sendo percebido. As grandes obras de infraestrutura em andamento na cidade, melhoria na Segurança Pública e Guarda Municipal, reorganização do Trânsito. Os avanços estão acontecendo. Pelos lados da Câmara Municipal vale destacar a mudança de perfil de gestão implantada pelo Presidente Roberto Façanha que tornou as informações mais transparentes e os trabalhos mais dinâmicos.

Ladário

As mudanças que ocorreram na administração de Ladário há pouco mais de um ano trouxe novos ares a Pérola do Pantanal.  O Prefeito Iranil Soares mudou a forma de governar dando dinamismo à gestão. Garantiu a implantação do plano de saúde aos servidores, entregou obra de escola parada há 2 anos, melhorou os serviços de limpeza pública, garantiu remédios na farmácia e médicos nos postos, a merenda escolar virou referencia no Estado, fez um belíssimo aniversário da cidade, levou a festa do peixe de volta ao Porto Geral, as festas religiosas da cidade entraram para o Calendário Estadual pela grandiosidade e organização, trabalha pela reativação do Porto da cidade, e no apagar das luzes teve a confirmação de emendas dos Senadores Nelsinho Trad e Soraya Tronich e da Deputada Federal Rose Modesto para 2020. Trabalho que começa a dar resultados!

Desejamos a todos os nossos leitores um final de ano com muita saúde, paz e um 2020 com muita prosperidade!!!

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C