Prefeitura Municipal e IAGRO assinam acordo de cooperação

Foi assinado na manhã de sexta-feira (17) um termo de cooperação entre a prefeitura municipal e o IAGRO-MS que irá capacitar a Fundação Municipal de Meio Ambiente a operar o SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

O SIM visa capacitar e certificar pequenos produtores de alimentos, açougues, casa de carnes e comércios em geral que manipulam e comercializam produtos de origem animal. Na prática, a partir da data de homologação no diário oficial do estado, qualquer produtor ou comerciante que desejar comercializar produtos de origem animal deverá procurar a Fundação de Meio Ambiente para a certificação destes produtos. Certificação esta que será feita através de um selo de qualidade estampado na embalagem dos produtos.

Na ocasião o Sr. Luiz Arruda, veterinário e representante do IAGRO, resaltou a importância para o município se adequar a legislação federal e estar pautado na legalidade. O prefeito Iranil Soares em sua fala, lembrou da importância para os municipes e para o comércio em se  ter produtos certificados em sua qualidade por orgãos reguladores. Para os municipes a certificação representa que ele está adquirindo produtos de qualidade comprovada e certificada. Para o comércio é a segurança de que seus produtos atendem as especificações técnicas de qualidade, levando aos seus consumidores a confiança de se adquirir produtos com procedência, assim evitando também que estes produtos sejam retirados de circulação por não atenderem os quesitos e normativas de agências reguladoras.

O Diretor Presidente da Fundação de Meio Ambiente, Eduardo Urt, enfatizou o fato de já contar com a estrutura e o reponsável técnico para a capacitação e fiscalização dos produtores e comerciantes em seu quadro de funcionário. “ O fato de se já ter o profissional veterinário e a estrutura para atender a população, evita um investimento na implantação do serviço. Caso haja a necessidade, somente haverá custo aos cofres públicos se este profissional precisar se deslocar para capacitações na capital do estado”. Frisou.

Após a análize  pelo corpo juridico municipal o termo foi assinado e enviado ao orgão estadual para homologação em diário oficial.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C