Prefeito acompanha entrega do PAA pelos produtores de assentamentos rurais

“Sou muito grata a esse projeto porque me fez crescer bastante”, disse Nilda da Silva, do assentamento Tamarineiro II Sul, ao repassar a produção de frutas, verduras e legumes na Secretaria Especial de Agricultura Familiar. Ela está entre os 122 produtores de assentamentos rurais de Corumbá cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a entrega dos alimentos na manhã desta terça-feira, 05 de maio.

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Município faz a compra de alimentos diversos e promove a doação simultânea às entidades da rede Socioassistencial, definidas pelo Grupo Gestor do PAA e Conselhos, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Nilda contou que os rendimentos obtidos com a venda de produtos direto ao PAA permitiram a expansão da produção e realizar investimentos no lote onde vive no Tamarineiro II. “Com o projeto conseguimos comprar nossa criação; conseguimos comprar nosso trator e fomos só evoluindo, graças a Deus. Agora furamos um poço para trabalhar mais ainda e aumentar nossa produção. É o que sustenta minha família a produção da roça e sou muito grata ao PAA”, afirmou a produtora rural.

Também do Tamarineiro II Sul, Valdemir Mendes de Souza afirmou que o PAA dá a certeza da venda daquilo que produz. “Esse programa a gente produz e entrega aqui, então ajuda muito. Os alimentos são da propriedade da gente e não dependemos de sair para vender”, observou.

Repassando uma produção de melão, alface, berinjela e abóbora, José Carlos de Jesus – do Tamarineiro II –, contou que não encontra problemas no escoamento dos produtos. “As estradas estão boas, sem problemas para trazer as mercadorias” contou. Ele também destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos para sua família. “É ótimo para gente, é certeza de conseguir vender o que produzimos”, disse.

Os produtos adquiridos pelo Município têm doação simultânea para as entidades beneficiadas. Nesta terça, dia 05, o pastor Genilson de Oliveira Nascimento representante do Centro Evangélico Recuperação Deus é Amor (CERDA) reforçou a importância do PAA para a instituição.

“Somos um projeto que não tem ajuda governamental, dependemos de doação. Temos hoje 70 pessoas internadas conosco, dependentes químicos. Devido a essa crise houve queda no que arrecadamos, o PAA tem sido nosso divisor de águas, através deles estamos conseguindo colocar frutas, verduras e legumes na mesa. E uma iniciativa muito boa, de grande valia e nos ajuda muito”, afirmou.

Secretário Especial de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá, explicou que o Município tem R$ 300 mil do Governo Federal para aplicar na aquisição de mercadorias pelo PAA. “Nossa expectativa é cumprirmos essa meta e, na sequência, iniciarmos o PAA Municipal”, disse. A coordenadora do PAA, Julie Saab, informou que até o momento já foram adquiridos 6.742 quilos de alimentos. Dos 122 produtores de assentamentos rurais cadastrado, 97 estão totalmente aptos para entrega. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, também acompanhou a entrega dos alimentos.

Ao acompanhar a entrega das mercadorias, o prefeito Marcelo Iunes, ressaltou que o PAA “dá aos produtores a certeza de venda da produção, dá a certeza que quanto mais produzirem, mais vão vender”. O chefe do Executivo corumbaense enfatizou que a Prefeitura também trabalha para facilitar o escoamento da produção. “Estamos investindo na melhoria do acesso aos assentamentos, estamos fazendo melhorias nas rodovias para que possam escoar as mercadorias”, complementou o prefeito.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C