Centro de fisioterapia auxilia na recuperação de pacientes após Covid-19

Na rede pública o Centro de Fisioterapia Municipal atua na recuperação e reabilitação dos pacientes que tiveram Covid-19. São 7 fisioterapeutas e 1 terapeuta ocupacional que atendem uma média de 150 pacientes por dia, atuam nas especialidades de saúde do trabalhador, saúde da mulher, neurológica, respiratória e ortopédica.

Pessoas em estado grave diagnosticadas com coronavírus estão sujeitas a diversas complicações. Entre as mais comuns, está a disfunção respiratória, que pode se apresentar de forma leve, moderada ou severa. A atuação das equipes de fisioterapeutas é fundamental para amenizar o problema e promover a recuperação pulmonar, contribuindo para a melhora dos pacientes.

A fisioterapeuta e Coordenadora, Cíntia Urquiza de Carvalho explica a importância do tratamento para a reabilitação “além do comprometimento pulmonar há um comprometimento funcional, principalmente das pessoas que ficam por um tempo prolongado no leito. Trabalhamos na recuperação pulmonar e na reabilitação funcional, o corpo como um todo, para exercer suas atividades diárias”.

Como conta a paciente Cleuza Sebastiana Arguelo, de 80 anos, que ficou internada 16 dias em virtude da Covid-19, “hoje me sinto bem melhor, já fiz 12 sessões, não sito tanto cansaço, consigo fazer meu almoço e lavar roupa. Eu não queria fazer a fisio, mas se soubesse que era tão bom tinha começado antes.”

“Eu tive uma segunda chance, graças a Deus e as pessoas que me atenderam e que continuam a me ajudar, tenho muito a agradecer, os profissionais daqui são maravilhosos”, complementa D. Cleuza.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite reforça a importância dos profissionais da saúde “são inúmeros atores da saúde envolvidos na assistência um paciente, trabalhamos em rede, o atendimento começa desde atenção primária em saúde, depois o monitoramento, acompanhamento, até a recuperação total do paciente. São centenas de pessoas que já tiveram sua saúde restabelecidas com melhora da sua qualidade de vida”.

O Centro de Fisioterapia de Corumbá funciona de segunda a sexta, das 07 às 17h, na Rua América, 427, entre as ruas Tiradentes e Ladário, Centro.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C