IFMS abre Semana de Ciência e Tecnologia 2020 na segunda-feira

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre na segunda-feira, 19, a edição 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). Pela primeira vez, o evento será realizado em formato virtual.

A abertura poderá ser acompanhada no Youtube do IFMS, a partir das 9 horas, com a participação da reitora, Elaine Cassiano, e do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Danilo de Sá Teles.

Em seguida, os participantes poderão acompanhar a palestra “Glória: Inteligência Artificial para o fim da violência contra mulheres e meninas”, que será ministrada pela professora Cristina Castro Lucas, da Universidade de Brasília (UnB).

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, a SCT 2020 será realizada até 23 de outubro.

As atividades são realizadas conjuntamente entre os dez campi do IFMS – Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas -, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Programação – Os interessados podem conferir a programação e se inscrever para as atividades na página da SCT 2020.

São oferecidas mais de 30 atividades virtuais – entre cursos e palestras -, além das Feiras de Ciência e Tecnologia, do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) e do Hackathon IFMS 2020.

Os cursos e palestras estão disponíveis em nove salas virtuais divididas por área de conhecimento:

  • Sala 1 -Pesquisa;
  • Sala 2 – Agárias;
  • Sala 3 – Ciências Biológicas;
  • Sala 4 – Engenharia;
  • Sala 5 – Ciências Exatas e da Terra;
  • Sala 6 – Ciências Humanas;
  • Sala 7 – Ciências da Saúde;
  • Sala 8 – Ciências Sociais e Aplicadas; e
  • Sala 9 – Linguística, Letras e Artes

Para se inscrever nas atividades disponíveis nas salas virtuais, o interessado deve, inicialmente, fazer o cadastro no sistema.

Depois de colocar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no campo login, é preciso criar a senha de acesso, fornecer dados pessoais e informar se é ou não estudante do IFMS. Será enviado um e-mail para que a pessoa confirme o cadastro.

No dia da atividade, o link de acesso à sala estará disponível na página da SCT 2020, tanto na programação quanto na Área do Participante, e será enviado por e-mail ao inscrito.

Como forma de alerta, o inscrito tem a opção de adicionar o compromisso na agenda do Google. Caso desista de participar da atividade, é possível fazer o cancelamento da participação até a data prevista.

Os interessados também podem conferir a programação das salas virtuais de acordo com o campus que organiza a atividade.

Feiras de Ciência e Tecnologia – Serão realizadas na segunda e terça-feira, 19 e 20, pela primeira vez de forma virtual.

As feiras reúnem mais de 500 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes dos níveis fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas, e são organizadas pelos dez campi do IFMS:

  • Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec)
  • Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova)
  • Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron)
  • Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel)

As informações completas sobre o evento estão disponíveis na página das Feiras.

Semict – O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica 2020 será realizado na página do evento.

Este ano, o Semict reúne 100 trabalhos de estudantes do ensino superior selecionados por meio do edital nº 028/2019, do ciclo 2019-2020 da Iniciação Científica e Tecnológica no IFMS.

O seminário representa um espaço para socialização de atividades de pesquisa desenvolvidas por estudantes de nível superior participantes dos seguintes Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af); e
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti -CNPq/IFMS).

Hackathon IFMS 2020 – A maratona de trabalho em equipe que busca estimular o uso da inteligência artificial para a solução de problemas será realizada a partir desta quinta-feira, 16, e segue até domingo, 18.

Estão inscritas 18 equipes com cinco estudantes cada. Os participantes estão matriculados em cursos de nível médio e superior dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Campus Campo Grande também realizará um hackathon, dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia. O evento, que tem como tema “Soluções inteligentes para o mundo”, será realizado na segunda-feira, 19, em formato de imersão online, das 14 às 22 horas.

Foram abertas até 50 vagas para estudantes de nível médio e superior.

SCT – Promovida anualmente pelos dez campi campi, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS é um conjunto de atividades para divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição.

Entre os objetivos da Semana estão disseminar e estimular a criatividade e a cultura do empreendedorismo inovador, despertar o interesse da comunidade interna e externa para ações desenvolvidas no Instituto e fomentar ações de extensão que proporcionem a interação entre a instituição e a sociedade.

O evento é realizado em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), e que ocorre em todo o país.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C