Câmara Municipal de Corumbá

Prefeitura atendeu 347 famílias afetadas pela enxurrada da quarta-feira; trabalho agora segue nos CRAS

A Prefeitura de Corumbá já atendeu 347 famílias afetadas pela enxurrada da última quarta-feira, dia 13 de janeiro. Praticamente todas moram no Cristo Redentor e no Cravo Vermelho, onde a grande quantidade de água em um curto espaço de tempo provocou alagamentos. Não houve nenhum registro de feridos, apenas danos materiais.

De acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Corumbá foi a cidade brasileira onde mais choveu no último dia 13. Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a precipitação pluviométrica foi de 187,2 milímetros em aproximadamente 8 horas.

No mesmo dia, a Prefeitura montou uma estrutura emergencial na escola José de Souza Damy para atender as pessoas afetadas pelas águas. Foram 220 famílias assistidas no dia 13 e 127 no dia 14. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Guarda Municipal ficaram de plantão também durante a noite a madrugada desses dois dias.

Contrariando a previsão meteorológica para o período, a chuva deu uma trégua e não houve necessidade de acionar os plantonistas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que coordena a ação, encerraria na noite da quinta-feira o atendimento na escola Damy, mas como houve procura da população, os trabalhos seguiram no local até parte da manhã desta sexta-feira, 15.

“A partir de agora nosso trabalho segue nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), onde as famílias necessitadas podem procurar atendimento especializado. Toda doação que recebemos e que ainda não foram repassadas serão levadas para estes locais e ficarão à disposição da comunidade”, explicou a secretária municipal de Assistência, Amanda Balancieri Iunes.

“É importante neste momento agradecer todas as doações. A população foi muito solícita no pedido das doações, o povo de Corumbá está de parabéns por esse olhar carinhoso, por esta demonstração de amor ao próximo, assim como as entidades as ONGs que nos ajudaram. Quem ainda tiver algum donativo pode direcionar para qualquer um dos CRAS”, completou Amanda.

Todos os colchões doados pela comunidade já foram entregues, assim como os alimentos e boa parte das roupas. Todas as famílias afetadas também receberam sacolões e itens de higiene pessoal. A Prefeitura está trabalhando para adquirir mais colchões e outros produtos, com lonas e cobertores. Servidores estão visitando cada uma das casas afetadas para fazer um atendimento individual e levantar a necessidade de cada família.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C