Câmara Municipal de Corumbá

Prefeitura se articula para combater incêndios e melhorar abastecimento/escoamento da região do Paiaguás, no Pantanal Sul-mato-grossense

A Prefeitura de Corumbá já se articula para facilitar o acesso na região do Paiaguás, uma das oito sub-regiões do Complexo do Pantanal, localizada entre os rios Paraguai, São Lourenço, Piquiri e Taquari. “A pedido do prefeito Marcelo Iunes, fizemos essa reunião para buscarmos alternativas e atendermos essa região”, explicou o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto.

O secretário municipal de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário-adjunto da pasta, Luciano Leite, quem também é presidente do Sindicato Rural de Corumbá, e a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, também participaram da agenda.

“Nesse primeiro momento, nosso objetivo é facilitar o acesso do Porto do Alegre até o Portão Preto e do Porto São Pedro até a Fazenda Ipiranga. Isso vai facilitar a chegada dos brigadistas na época das queimadas e também permitir o abastecimento, bem como o escoamento da produção pecuária desta localidade”, completou o vice-prefeito.

“Vamos buscar o apoio junto ao Governo do Estado, através da AGESUL (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) na elaboração do projeto executivo e orçamentário, para em conjunto viabilizarmos os recursos para essas obras de extrema urgência. O governador Reinaldo Azambuja é um grande parceiro de Corumbá e com certeza poderá nos auxiliar muito”, avaliaram os participantes da reunião.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente, em um segundo momento a Prefeitura vai buscar a capacitação de trabalhadores e moradores dessa região para a formação de uma Brigada Voluntária. “Isso daria muito mais agilidade no combate às chamas no Pantanal”, concluiu Ana Cláudia.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C