Câmara Municipal de Corumbá

PMA prende dois piloteiros fazendo arrastão com redes de pesca no rio Paraguai

Policiais Militares Ambientais de Corumbá realizavam fiscalização no rio Paraguai, na região do Distrito de Albuquerque, nas proximidades da foz do rio Miranda, no município e prenderam na madrugada nesta quinta-feira (11), dois pescadores utilizando petrecho proibido para a pesca. Os pescadores estavam em uma embarcação, com motor de popa, usavam a rede de pesca e tinham acabado de retirar e abater dois peixes da espécie pintado e um da espécie cachara, pesando 23 quilos ao todo.

Os infratores iniciavam a pescaria e tinham capturado apenas os três exemplares de pescado com o petrecho ilegal. Segundo a PMA, o poder de captura deste tipo de petrecho é devastador, em uma noite no rio, a degradação seria muito grande, principalmente, se encontrassem um cardume. Foram apreendidos um barco, um motor de popa de 25 HPs com tanque e uma rede de pesca, medindo 100 metros e o pescado.

Os pescadores, de 19 e 55 anos, que exercem a profissão de piloteiros, residentes em Corumbá, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Federal e responderão por crime ambiental de pesca predatória. Se condenados poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Os pescadores também foram autuados administrativamente e receberam multa de R$ 1.260 cada um.

Prisão deste tipo indica a necessidade de fiscalização preventiva diuturnamente nos rios, da forma que a PMA está fazendo, principalmente durante a piracema. Mais dois presos durante à noite, o que confirma os levantamentos do serviço de Inteligência da PMA, de que os infratores que estão se arriscando a praticar pesca predatória estão indo para os rios no período noturno, principalmente pela facilidade de fuga e, consequentemente, a Polícia Militar Ambiental tem priorizado a fiscalização preventiva à pesca durante a piracema à noite e madrugada. No dia 4, à noite, três pescadores já tinham sido presos no rio Paraguai, na região conhecida como Bracinho.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C