IHP lança programa de turismo de experiência “Amolar Experience”na Serra do Amolar – Pantanal

Novas experiências turísticas serão possíveis a partir deste mês de março na Serra do Amolar, localizada na região do Alto Pantanal, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com o programa Amolar Experience, criado pelo Instituto Homem Pantaneiro – IHP apresentado em primeira mão ao trade turístico de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na última sexta-feira, dia 12, por meio de uma reunião virtual com mais de 40 participantes.

O principal objetivo do programa, conforme apresentado, é a promoção e produção de experiências turísticas inovadoras e sustentáveis na Serra do Amolar e demais áreas do Alto Pantanal, valorizando a vida selvagem e a cultura local, acolhendo com segurança e qualidade todos viajantes que desejam se conectar a região e ao trabalho realizado pelas equipes de pesquisadores do IHP.

Fundado em 2002, o Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Sua missão é “Preservar e recuperar o Pantanal”, e tem sede em Corumbá.

“O programa Amolar Experience é uma das atividades do quarto pilar de atuação do IHP: o Ecoturismo, e nasceu por que acreditarmos no potencial de sustentabilidade gerado a partir do turismo de experiência, como uma ferramenta que mantem as bases econômica, social e ambiental, simultaneamente fortalecidas. Além disso, com o programa pretende-se dar maior visibilidade para toda a área do Alto Pantanal”, pontua o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.

Situado entre as cidades de Corumbá, Poconé e Cáceres, o Alto Pantanal representa a maior área de conservação do bioma, com cerca de um milhão de hectares de áreas públicas e privadas dedicadas s produção de natureza.

Os recursos gerados pelas experiências turísticas praticadas pelo Amolar Experience, serão revertidos para as atividades de proteção e conservação das áreas geridas pelo Instituto e para os agentes locais que participam das experiências.

As experiências acontecerão nas áreas da Reserva Particular do Patrimônio Nacional – RPPN Acurizal , com mais 13.665,00 hectares e a RPPN Eliezer Batista, com 13.323,44 hectares, em que as únicas atividades permitidas são pesquisa, educação ambiental e ecoturismo, ambos os núcleos ofertam unidades de hospedagem ao estilo lodge e acesso a trilhas, morros, mirantes, baías, corixos, e toda biodiversidade contida em suas áreas protegidas e plenamente conservadas, tendo como limite máximo de capacidade de atendimento, 12 pessoas, o que torna a experiência ainda mais exclusiva e personalizada.

“Além da atuação nas áreas de RPPN, o Amolar Experience possibilita experiências em outras unidades ambientais e em áreas naturais não declaras unidades de conservação, como por exemplo: visita ao PARNA – Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, áreas que correm as águas cristalinas do Pantanal, até as comunidades locais: Amolar e Barra do São Lourenço”, explica Luiz Ricardo Julião Rocha, gestor de turismo do IHP

PRODUTOS

1. AMOLAR TRAVEL DESIGNER

Experiência planejada de forma personalizada na Serra do Amolar no Pantanal e entorno, utilizando como base de hospedagem e apoio as estruturas das RPPN’s Eliezer Batista e Acurizal, com base nas necessidades e interesses de cada cliente, disponibilizando ao viajante, um programa singular.

2. COMITIVA AMOLAR

Experiência com duração de quatro dias e três noites, em grupos de no máximo oito viajantes, para acompanhar o trabalho do IHP nos projetos Felinos Pantaneiros, Brigada Alto Pantanal e Monitoramento Amolar, com a possibilidade de observação segura e didática da fauna, flora e geografia pantaneira.

3. TRILHAS DA SERRA DO AMOLAR

Aventuras diferenciadas que o visitante poderá escolher, com variações de 800m à 40km, em um corredor ecológico entre a RPPN Novos Dourados e RPPN Acurizal, onde se encontra desfiladeiros, cachoeiras, comunidades e uma visão inesquecível da planície.

Serviço: Viajantes, empresas de receptivo e agências de viagens, podem entrar em contato pelo e-mail turismo@isntitutohomempantaneiro.org.br  ou telefone (67) 99946-5515 para mais informações e agendamento.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C