Vereadora reivindica imunização de moradores da região ribeirinha

Pedido foi feito pela vereadora Raquel para atender ribeirinhos (Foto: Ascom)

A disponibilização de equipes para imunizar a população ribeirinha contra a Covid-19, foi solicitada na segunda-feira, 5, pela vereadora Raquel Bryk, durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense. A reivindicação ocorrer por meio de requerimento endereçado ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

Na oportunidade, Raquel lembrou que a vacina contra o novo coronavírus ainda não chegou às comunidades ribeirinhas para atender idosos e outras pessoas inseridas nos grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Por isso mesmo ela pediu que seja feito um planejamento e que estas pessoas possam ser imunizadas de forma mais rápida, com deslocamento de equipes para esta finalidade. Observou que o mesmo deve ocorrer a partir do momento em quem o Município iniciar a vacinação contra a Influenza (H1N1).

A vereadora requereu também à pasta de Saúde, o envio de relatório à Câmara em relação aos recursos recebidos da União e do Estado para enfrentamento à Covid – 19 nos anos de 2020 e 2021, contendo informações sobre recursos que foram aplicados na Associação Beneficente de Corumbá (com valores e respectivas portarias); e quais recursos e valores foram aplicados pelo Município em medidas de combate, prevenção e tratamento à doença, e onde foram aplicados, visando acompanhamento e fiscalização dos recursos.

MEDICAMENTOS

Outro pedido feito ao setor de Saúde se refere à possibilidade da disponibilização de um agente de saúde para visitas e acompanhamento das famílias residentes no Distrito de Porto Esperança, bem como realizando a retirada na cidade e a entrega de medicamentos para tratamento de pressão do Programa Hiperdia, e outros de uso contínuo.

“Muitas pessoas ficam até mesmo sem tomar a medicação por não ter condições de se locomover até a área urbana, para retirada da medicação. Acreditamos que a presença de um Agente Comunitário de Saúde realizando as visitas contínuas e o acompanhamento, pode melhorar a qualidade de vida das famílias residentes no distrito”, ressaltou.

TITULA BRASIL

Raquel sugeriu à Prefeitura de Corumbá, a adesão ao programa Titula Brasil, criado pelo Governo Federal para agilizar a regularização fundiária. O pedido foi feito direto ao prefeito Marcelo Iunes e é apontado como importante para solucionar a situação de pequenos produtores rurais que ainda não contam com o título definitivo da terra.

“É um programa importante que vai agilizar o processo de titulação e legalização da ocupação de áreas rurais da União. Caso o Município ainda não tenha feito a adesão, sugerimos que assim seja feito pois o objetivo do programa é desburocratizar o processo de regularização dessas áreas”, enfatizou.

SERVIÇOS

Por outro lado, a vereadora Progressista solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, limpeza com poda do mato, remoção de lixos e entulhos na Rua Frei Mariano, na altura do Clube Riachuelo, no centro, como forma de combater e prevenir proliferação de mosquitos causadores da doenças como a dengue e outras, além de manter limpa uma das principais ruas da cidade.

Reivindicou também a realização de serviços de limpeza e remoção de lixo, entulhos e galhos na Alameda Adelina, entre a Rua Eugênio Cunha e Avenida Rio Branco, no Bairro Universitário, em atendimento feito por moradores locais; limpeza, desobstrução e troca da tampa da boca de lobo na Rua Silva Jardim com Alameda Recreio, também Universitário, para eliminar a sujeira, entupimento e aparecimento de animais peçonhentos, inclusive cobras, bem como evitar que pedestres caiam no local.

TRÂNSITO

Por fim, Raquel Bryk pediu ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, a realização de estudos visando instalação de semáforo no cruzamento das ruas Colombo com a 7 de Setembro, para melhor ordenamento do tráfego, evitando acidentes na região.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C