Participantes do Moinho Cultural e do Programa Vale Música gravam com Nova Orquestra, Di Ferrero e Roberta Campos

A Nova Orquestra, projeto pioneiro da Agência Olga para promover e democratizar a música de concerto, se une ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. A série vai reunir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Di Ferrero e Roberta Campos são os nomes escolhidos para a primeira edição do projeto, que resultou em dois videoclipes. O primeiro será lançado nesta quarta-feira (15), às 16h, e o segundo no dia 29 de setembro, no YouTube da orquestra.

Di Ferrero gravou para o projeto ‘Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música’ (Crédito: Luis Martino)

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. Também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos. “Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

Quatro participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), estão entre os 15 jovens do Programa Vale Música selecionados para o projeto Encontros: Melissa Lazo e Roque Junior Rosa tocando violino, Luiz Phillipe Avelaneda na viola e Valério dos Reis com o violoncelo. As gravações da série foram individuais e à distância com os músicos e os cantores, interpretando as canções “Sentença” (Di Ferrero) e “Minha Felicidade” (Roberta Campos), com arranjos inéditos de Ágatha Lima.

“Tocar com orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final”, comenta Roberta.

Roberta Campos interpretou seu sucesso “Minha Felicidade” na primeira edição do projeto (Foto: Luis Martino)

Antes das gravações, Di Ferrero e Roberta Campos bateram um papo virtual com os jovens sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada, compartilhando suas experiências e colaborando com o desenvolvimento profissional de todos. Para Melissa Lazo, as parcerias realizadas pelo Instituto Cultural Vale abrem oportunidades dentro do meio artístico. “Elas nos permitem não apenas fazer o que amamos, mas também termos experiências como essa, que de alguma outra forma seriam improváveis”, destaca a violinista.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará, por meio de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. “Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do programa”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

OS ARTISTAS:

Di Ferrero

Conhecido por sua carreira à frente da banda NX Zero, o cantor possui uma trajetória de grande sucesso, com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify. Nascido em Mato Grosso do Sul, o artista morou desde os 12 anos em São Paulo e foi lá que, em 2004, entrou para a banda. Com NX Zero já concorreu nas maiores premiações de música brasileira, como o VMB e Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias: “Melhor Banda do Ano”, “Melhor Show”, “Hit do Ano”, e foi vencedor de “Melhor Cantor”, em 2011, no Multishow.

Roberta Campos

Uma das maiores vozes femininas da nova geração, Roberta já teve suas músicas em trilhas de mais de vinte novelas, e ultrapassou a marca de um bilhão de plays de suas músicas em todas as plataformas de streaming.

Mineira de Caetanópolis, a artista foi indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”.

Sobre a Nova Orquestra

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Sobre o Programa Vale Música

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C