Cidade Empreendedora inicia qualificação profissional com cursos gratuitos em Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou nesta sexta-feira, 17 de setembro, o início dos cursos promovidos pela carreta do programa Cidade Empreendedora. A primeira qualificação oferecida pela parceria da Prefeitura de Corumbá em conjunto com o Sebrae/MS é a de Costura. A carreta está estacionada ao lado do ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, localizado na rua Porto Carreiro, nº 1000.

“Essa parceria convênio com o Sebrae/MS está sendo de grande valia. Tenho certeza que os corumbaenses vão ganhar com isso. Assim como os empresários e comerciantes vão ganhar também porque terão pessoas qualificadas que vão poder entrar no mercado de trabalho. A cidade que quer se desenvolver tem que gerar emprego, tem que ter emprego para movimentar o comércio e fomentar a economia da nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Iunes na abertura do curso de Costura.

“Nossa missão é fazer com que nosso município continue crescendo e se desenvolvendo. Estamos trabalhando bastante e para isso contamos com o apoio do nosso parceiro, que é o governador Reinaldo Azambuja, e também do secretário Eduardo Riedel (de Estado de Infraestrutura) para trazermos mais ações e investimentos que permitam gerar mais emprego e renda para a população de Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Titular da pasta que gerencia as ações do programa Cidade Empreendedora, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou que o curso dá também o suporte técnico aos participantes. “Há muita gente trabalhando nessa área aqui em Corumbá na área de confecção. Então, o curso traz suporte técnico, com todo equipamento necessário para aperfeiçoamento dessa mão-de-obra. A ideia é dar todo o suporte a esse pequeno empreendedor para que consiga prosperar. Não só essa parte de qualificação profissional, mas toda uma assessoria empresarial”, disse.

Felipe Mendes da Silva, analista de relacionamento do Sebrae/MS, explicou como funcionará a dinâmica da carreta com os cursos de qualificação. “Na parte da manhã e na parte da tarde vai trabalhar justamente essa questão da costura e a parte técnica. Nos dias 17 e 18 dessa semana e depois nos dias 20, para no dia 21 de setembro, retomando de 22 a 24 teremos o curso de Costura. Depois, teremos outros cursos. A cada vem uma carreta com temática diferente”, completou.

Cronograma em Corumbá           

Com capacitações de 8 horas/aula voltadas para área de Costura, a primeira carreta permanece na cidade a partir desta sexta-feira (17) até o dia 24 de setembro e oferece os seguintes cursos: Introdução a Modelagem de Lingerie; Técnicas de Criação de Coleção; Fundamentos de Precificação de Produtos Têxtil; Conserto e Customização de Roupas; Noções de Confecção de Enxoval Para Bebês; e Fundamentos de Modelagem Básica.

A carreta da Panificação permanece, no município, entre 22 e 28 de outubro, com os cursos de Fundamentos Básicos de Panificação; Introdução a Fabricação de Produtos de Panificação e Confeitaria; Introdução a Fabricação de Panettone; Introdução a Fabricação de Cucas Alemãs; Introdução a Fabricação de Pães Doces; e Introdução a Técnicas de Culinária na Cozinha Industrial. Os cursos oferecidos por esta unidade móvel terão duração de 8 horas/aula.

Já a carreta da Transformação Digital estará na cidade do dia 11 a 14 de dezembro, com as seguintes capacitações: Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para Whatsapp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. A duração de cada capacitação é de 4 horas/aula.

Por fim, entre 13 e 15 de dezembro, a carreta da Redução de Desperdício oferece um curso que busca sensibilizar o empresário de como é possível, através de ferramentas de qualidade e de gestão, reduzir desperdício de água, energia e insumos, otimizando o processo produtivo. No caso das duas unidades móveis, as capacitações oferecidas têm 4 horas/aula.

Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, das 7h30 às 13h30, localizada na rua Cuiabá, nº1333. Para dúvidas e informações, entre em contato pelo telefone (67) 3907-5185.  Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C