Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão na agricultura familiar para abastecer a REME

ma ação inédita em Corumbá tem ajudado os pequenos produtores rurais dos assentamentos da cidade e melhorado a alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). A Prefeitura está investindo R$ 1.161.381,20 (um milhão, cento e sessenta e um mil, trezentos e oitenta e um reais e vinte centavos) na compra de diversos produtos da agricultura familiar e distribuído esses alimentos nas unidades de ensino do Município.

“São recursos próprios do Município, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), investidos diretamente na nossa comunidade. É bom para quem vive e produz nos assentamentos, que tem mais uma alternativa para comercializar seus alimentos, e excelente para a comunidade escolar, que ganha produtos de qualidade e boa procedência”, avaliou o prefeito Marcelo Iunes.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que, além do recurso do PNAE, a Prefeitura também tem o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA) e o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM) destinados exclusivamente para atender os pequenos produtores rurais da região. “Nunca se investiu tanto no campo como agora”, completou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, atendem os estudantes que seguem em sistema híbrido de ensino, por causa da pandemia de Covid-19. “A Secretaria de Educação adquire a produção de legumes,frutas e verduras, que vão ser encaminhadas para as escolas de maneira escalonada (a cada semana)”, esclareceu.

“Todas as unidades de ensino recebem os alimentos da agricultura familiar semanalmente. À medida que as frutas foram recebidas, também serão repassadas. São alimentos culturalmente consumidos pela população local produzidos em quantidades que os produtores rurais da agricultura familiar conseguem entregar, respeitando a sazonalidade e vocação agrícola da região”, reforçou o secretário.

“Em razão do número de alunos é feita a divisão dos produtos: uma semana eles recebem legumes e na outra folhas e frutas ”, completou Genilson, lembrando que o alimentos é distribuído em quantidade necessária para atender o estudante, ajudando a garantir assim, a segurança alimentar do aluno mesmo não estando no ambiente escolar.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C