Na Câmara, prefeito homenageia indicados do prêmio “Zumbi dos Palmares” e vencedores do Beleza Negra

Acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, o prefeito Marcelo Iunes participou na noite dessa terça-feira, 23 de novembro, da solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, instituído pelo Executivo Municipal pela Lei nº 2.789, de 22 de outubro de 2021.

A cerimônia foi realizada na Câmara dos Vereadores e contou com a presença do presidente do Legislativo, Roberto Gomes Façanha, do secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva e de outras autoridades do Executivo e do Legislativo corumbaense. O prêmio foi organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial.

Foram homenageados indicados em seis categorias. Na categoria Cultura: Nara Nazareth Lima Monteiro; na Categoria Esporte: Luzia Rodrigues Ozório; na Categoria Cidadania: Rogério César dos Santos; na Categoria Personalidade: Benedito C.G. Lima; na Categoria Saúde: Mariluce Gonçalves Leão; e na Categoria Educação: Rozemeire Dos Santos.

Na oportunidade foram premiados ainda os vencedores da 2ª edição do Concurso Beleza Negra Virtual, também promovido pela Secretaria de Assistência e Cidadania. O casal vencedor, escolhido por meio de votação online, foi Ana Flávia e João Vitor. Cada um deles recebeu premiação de R$ 300,00. O segundo lugar ficou com Yasmim Vitória e Val Araújo e a terceira colocação foi para Marcielli Santos e Henrique Asher.

“Corumbá não é somente cultura, mas tem a nossa beleza representada aqui pelas belezas negras e negros, nossas comunidades quilombolas. Existem vários movimentos que estão lutando e dizendo que a consciência tem que vir de cada um, de dentro de casa. Em pleno século 21, ainda é vergonhoso a gente buscar essa esse direito de igualdade da nossa comunidade. Como eu costumo dizer, assim como na política da mulher a gente desconstrói o machismo, a gente tem que desconstruir esse preconceito também”, afirmou Amanda Balancieri.

“Precisamos ensinar aos nossos filhos que não é uma questão de cor que vai ser fazer a pessoa diferente. Temos que ter um olhar humanizado para cada um que hoje está sendo aqui homenageados. São pessoas que estão nessa luta ativamente. Só tenho que agradecer mesmo a cada um e parabenizar a todos homenageados, a todos os ganhadores do concurso”, completou a secretária de Assistência e Cidadania.

O prefeito Marcelo Iunes também destacou a luta ativa dos homenageados pelo prêmio Zumbi dos Palmares. “Fiz questão de vir aqui para homenagear as seis primeiras pessoas que estão recebendo essa bela homenagem. Queria agradecer também a todos vocês vereadores, porque quando mandamos essa Lei para cá, vocês por unanimidade, aprovaram. Isso é muito importante”.

“Esse é um jeito de poder agradecer as pessoas ativistas, militantes, que brigam, fazem todo possível e lutam sempre pela igualdade racial”, complementou o chefe do Executivo municipal, que agradeceu ao coordenador de Igualdade Racial, Alexsandre Pereira de Souza, e a toda equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

“Queria também parabenizar aos jovens que participaram do concurso Beleza Negra. Foi virtual, infelizmente, por causa da pandemia, mas acredito que nós estamos entrando na era da pós-pandemia. No Brasil a vacinação foi enorme, e em Corumbá também. Nossa cidade é um dos municípios com mais de 100 mil habitantes que tem praticamente 100% imunizado, só não está imunizado quem não quer”, finalizou o prefeito Marcelo Iunes.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C