Educadores de Corumbá e Ladário terão apoio do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em 2022

Profissionais da rede municipal de ensino de das cidades de Corumbá e Ladário (MS) participarão da edição 2022 do Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O programa oferece apoio para lidar com os desafios causados pelo distanciamento social na pandemia. Neste ano, além de orientar para a realização de aulas presenciais com segurança, há reforço nas orientações para evitar a evasão escolar.

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão para os participantes contribuírem com a melhoria da educação no município.

O público-alvo do programa são secretários de Educação e gestores de escolas. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social.

Em Corumbá, o PVE atende 25 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Educação e gestores escolares, e aproximadamente 800 professores, beneficiando 15 mil alunos de 13 escolas. Segundo o secretário Municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu, o programa fortalece a educação no município, por meio de consultorias e formações continuadas que ajudam os profissionais a melhorarem a didática em sala de aula. O secretário destaca também o envolvimento da comunidade nas ações de mobilização social.

Entre as iniciativas realizadas com o apoio do PVE que engajaram a comunidade, estão projetos de contação de histórias e de incentivo à leitura, como: “Tenda Literária no Arraial do Banho de São João”, “Ciranda Literária” no Distrito de Albuquerque, “Varal Literário”, e “Blitz Literária de Cordéis na Fronteira Brasil-Bolívia”, no qual os cordéis trazem uma mensagem de preservação do bioma pantaneiro.

“Desde que o PVE chegou a Corumbá, o município tem sido muito ativo. O programa engaja os profissionais da educação e a população a somarem esforços para impulsionar o desenvolvimento regional, de forma sólida, com avanços que também irão beneficiar as futuras gerações”, afirmou Genilson de Abreu.

Secretário de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu (Foto: Divulgação)

No município vizinho, em Ladário, o apoio do PVE possibilitou à Secretaria Municipal de Educação criar um grupo de formadores locais que desenvolvem atividades com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desde 2018. Até o ano de 2021, a pasta informa que foram atendidos cerca de sete mil alunos, aproximadamente 40 professores, além da equipe gestora das unidades escolares.

Segundo a secretária Municipal de Educação de Ladário, Elizama Medina de Ávila, a equipe pedagógica desenvolveu estratégias para acompanhamento sistemático das aprendizagens, registro das informações e outras ações que, apesar de fazerem parte do cotidiano, foram aprimoradas e estimuladas a partir da matriz de competências introduzidas pela formação PVE.

“A contribuição do programa no planejamento estratégico da Secretaria, principalmente para atravessamos o tempo pandêmico, foi muito importante com a presença de apoiadores da formadora, as webinares e toda assessoria dispensada aos municípios, somando com o planejamento e estratégias para a recomposição das aprendizagens de nossos alunos”, pontua Elizama.

“O PVE tem proporcionado transformações importantes em Corumbá porque estimula a educação a ultrapassar os limites da sala de aula e a estimular a comunidade a também participar de melhorias. É um programa que está em sintonia com o nosso jeito de ir além, oferecendo soluções que atendem às necessidades da comunidade e que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento regional”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Tadeu Moris Tomasella.

PVE continua também no município de Ladário (Foto: Divulgação)

Educação em Movimento – Em 2022, a Votorantim Cimentos apoia a realização do PVE em 14 municípios de nove Estados: Camaçari (BA), Cachoeira (BA), São Felix (BA), Maragogipe (BA), Governador Mangabeira (BA), Trindade (PE), Primavera (PA), Corumbá (MS), Ladário (MS), Nobres (MT), Xambioá (TO), Almirante Tamandaré (PR), Vidal Ramos (SC) e Limeira (SP).

Para fornecer informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais, o PVE levantou e organizou vários dados, pesquisas e publicações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, tendências e outros temas para os profissionais de educação. Um dos principais conteúdos é o Guia de Volta às Aulas 2022, que pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.

O programa também lançou o Educação em Movimento – Ninguém Fica para Trás, um manifesto que visa resgatar o aprendizado em um momento pandêmico. O PVE também disponibilizou informações sobre uma pesquisa referente à evasão escolar e um e-book com dicas sobre como mobilizar comunidades e famílias em prol da educação. A pesquisa e o e-book podem ser acessados por meio deste link. Para obter outras informações e materiais de apoio gratuitos, basta acessar o site: https://pve.institutovotorantim.org.br/

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br