Vereador busca informações sobre providências que estão sendo tomadas sobre as queimadas

O vereador Allex Dellas está buscando informações junto às autoridades dos governos Federal e do Município, no sentindo de obter informações em relação às providências que os órgãos envolvidos na questão, estão tomando para conter os focos de queimadas na região do Pantanal.

O pedido foi feito por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, e direcionado à chefe do escritório regional do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Jussara Barbosa da Fonseca Alves, com cópia a diretora da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid.

“Estamos passando por um período de estiagem e seca no nosso Pantanal, por isso a preocupação e a necessidade de um planejamento estratégico, visto que nosso bioma está vulnerável as ações humanas e as mudanças climáticas”, ressaltou, mostrando preocupação com novos desastres ambientais semelhantes aos ocorridos em 2020 e 2021.

PLANO DE SAÚDE

Ao prefeito Marcelo Iunes, Allex solicitou informações sobre o plano de saúde dos servidores públicos municipais, principalmente em relação a continuação do contrato com o plano segurado, visando tranquilizar a categoria, e para que todos possam contar com um plano eficiente e menos custoso.

Além disso, o vereador pediu apoio da bancada federal do Mato Grosso do Sul, em Brasília, aos projetos que determinam o procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde, que deve ser custeado pelo SUS, pela operadora de plano de saúde ou seguro privado de assistência a saúde. Explicou que “muitos usuários do plano de saúde tem tido seus direitos negados para o devido tratamento médico, já que os tribunais superiores fixaram entendimento de que o rol deve ser taxativo”.

PAVIMENTAÇÃO

Por outro lado, Allex Dellas está reivindicando junto o secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de estudos de viabilidade para pavimentação asfáltica da via localizada no final da Rua Luís Feitosa, no Bairro Guatós, em frente a UBSF Enfermeira Simone Pontes Maia Flores, em atendimento a pedidos feitos pelos moradores, visando melhorar a acessibilidade, principalmente a partir do início das atividades da unidade de saúde.

Também à pasta de Infraestrutura, solicitou o lajotamento das alamedas Tenente Mendes e Nabileque, no Bairro Guatós, em atendimento a pedidos dos moradores que reclamam das atuais condições da via. Disse que além de eliminar transtornos, como a lama durante as chuvas, o pavimento vai propiciar maior valorização dos imóveis existentes nos dois trechos.

PRAÇAS

Allex pediu ainda ao secretário Ametlla, informações sobre o plano municipal de recuperação e revitalização das praças públicas de Corumbá, importante para o bem estar físico e mental da população. Citou que estes espaços necessitam de intervenções do Poder  Público, visando recuperação dos gramados, brinquedos, iluminações, calçamento e outros equipamentos das praças. Por isso mesmo ele solicitou urgência no envio do projeto à Câmara Municipal para análise e votação, já que se trata de matéria de interesse coletivo.

TRÂNSITO

Em outro requerimento, dessa vez endereçado ao diretor da Agência Municipal de Transporte e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, o vereador solicitou sinalização, proibindo tráfego de veículos pesados na Alameda Curimbatá, no Bairro Guatós, como forma de garantir mais segurança aos moradores, especialmente das crianças.