O lançamento do Carnaval de Corumbá aconteceu na noite desta quinta-feira (13), na praça da Independência, sob a luminosidade da lua cheia – e do painel de led disposto acima do palco, onde discursaram diversas autoridades. Entre elas, o governador Eduardo Riedel, anunciou a liberação de recursos para a manutenção dos cordões e escolas de samba de Corumbá.

O repasse mensal para a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc) e a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) deve ser executado por meio da Fundação de Cultura do Estado. O valor destinado às ligas será advindo das emendas parlamentares da senadora Soraya Thronicke. Para o governador, esta é a maneira de “fazer cada vez mais o melhor Carnaval para Corumbá e para as pessoas”.

A líder da Bancada Federal do Mato Grosso do Sul entende que Carnaval de Corumbá se destaca do resto do estado e gostaria que as outras cidades o visse como exemplo, uma vez que a festa gera impacto financeiro positivo sobre a economia. “O recurso que o carnaval gera dá emprego, traz renda. O turismo é fomentado. O ISS volta, os tributos vão para a prefeitura e para a saúde e a educação. Quanto melhor o carnaval ficar, mais emprego e renda é gerado para o município. É uma alegria colaborar com isso”.

A percepção de Thronicke sobre a relação de comunidade entre a população e os blocos ou escolas de samba também foi apontado como motivo para a liberação dos recursos particulares ao setor. “Cuidar da cultura é cuidar da saúde, da educação, da parte social, já que essas ligas trabalham o ano inteiro e precisam ter segurança, recurso, para reter essa comunidade. As crianças podem sair para a rua, mas elas estão aprendendo, fazendo aula de música”.

Apresentações

O evento contou com a apresentação dos membros das escolas de samba, de representantes da Corte de Momo, do Bloco dos Palhaços, da ala do frevo e das pastorinhas. A presidente do Bloco dos Palhaços, Bianca Machado, destaca a importância da participação dos blocos, alas e cordões tradicionais no lançamento da festa carnavalesca. “Para a escola de samba ser uma escola de samba, ela tem que ter sido cordão, bloco, vai crescendo… O carnaval começou assim. Quando você vai apresentar o carnaval, tem que começar com o carnaval velho, as pessoas precisam da história da festa. No lançamento, a gente apresenta o que era o carnaval; depois mostra o que é o carnaval hoje, que são as grandes escolas; e encerra a folia na terça-feira. A história continua

Presenças

Posicionados ao lado do governador e da senadora estavam: o prefeito, Dr. Gabriel, e a primeira dama; a vice-prefeita, Bia Cavassa; o presidente da Câmara Municipal, Ubiratan Canhete; o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e os deputados estaduais, Mara Caseiro, Pedro Pedrossian Neto e Paulo Duarte; o deputado federal, Geraldo Resende; o secretário de estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda; o presidente da Fundação de Cultura do MS, Edu Mendes, e a presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Wanessa Rodrigues.

O prefeito interpretou a presença das autoridades como fundamental para a construção conjunta da cidade branca. “É muito representativo para a gente, resgatando as tradições de Corumbá, mantendo as tradições de Corumbá. O apoio do estado é fundamental, toda a articulação política, não só para o carnaval, mas para todas as ações que a prefeitura pretende desenvolver”.

Por Maria Eduarda Metran