Nesta terça-feira (25), o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Mato Grosso do Sul em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) inauguram a exposição online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS.
O museu está localizado em Campo Grande, cidade 427km distante de Corumbá. No entanto, faz-se mais próximo da comunidade regional agora com a exposição alocada em uma página da internet, aproximando a arte e a cultura do Estado.
De acordo com a página Portal MS o intuito da exposição é “difundir e valorizar a arte regional produzida por mulheres, propondo um diálogo entre as produções musicais e o desenvolvimento de experiências significativas em arte/cultura para todos os públicos, sendo permeada pelas músicas e minibiografias dessas cantoras e musicistas do cenário sul-mato-grossense, mostrando toda a diversidade que está presente nessa rica cultura.”.
Mais de 60 artistas possuem as suas obras disponibilizadas. Desde as pioneiras Delinha, Helena Meirelles, Beth e Betinha até as mais contemporâneas SoulRa, Negabi, o grupo Sampri, entre outras. A página agrega também diálogos com contas do Instagram e do Facebook, que permitem o compartilhamento de atividades vivenciais e novos conteúdos da exposição.
O projeto surgiu a partir da ideia de acadêmicas da UFMS, sob orientação da professora Simone Rocha, como continuação da exposição que foi lançada em Março. Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues idealizaram o projeto durante a disciplina de estágio do curso de Artes Visuais (FAAL – UFMS) e são hoje curadoras da exposição.
Para acessar a exposição, clique aqui. Caso haja cantoras e musicistas que gostariam de inserir-se na exposição, é necessário que seja enviado um e-mail para mulheresnamusicadems@gmail.com contendo um resumo com um resumo da sua atuação musical, juntamente com suas redes sociais, para que seu trabalho seja incluído na plataforma.