A temporada de futebol de base sul-mato-grossensse começa neste fim de semana com o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13. Organizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), com o apoio do Governo do Estado, através da Fundesporte, o torneio estreia com quatro jogos. O Corumbaense F.C. enfrentará, amanhã (22), a equipe da Seduc no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, a partir das 15h.

A competição conta com 20 clubes disputando o título, que na edição de 2024 foi conquistado pelo Instituto Ismaily, de Ivinhema.

Fase de Grupos e Desafios pela Frente

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 está estruturado em uma fase inicial com seis grupos regionalizados. As equipes se enfrentam em turno e returno, com os melhores classificados avançando para a fase eliminatória, que contará com oitavas de final, quartas de final, semifinais e, por fim, a grande decisão, marcada para os dias 14 e 21 de junho.

A Base em foco

De acordo com o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, a atenção às categorias de base tem sido uma prioridade da nova gestão da Federação. “Desde que nós assumimos a Federação, há oito meses, damos atenção especial às categorias de base, ao alicerce do futebol sul-mato-grossense. Procuramos cada vez mais garantir competições de qualidade para que os atletas possam acumular a chamada minutagem, aprimorar a qualidade técnica e ir avançando pelas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e concluir a formação no Sub-20”.

O diretor de competições da instituição, Marco Tavares, afirmou que a competição deve movimentar mais de 600 atletas, que podem ser também do gênero feminino. “Algumas equipes chegam a inscrever até 35 jogadores e, assim como aconteceu ano passado, vamos seguir a orientação da CBF, com a possibilidade de meninas também serem inscritas, podendo ter equipes mistas na disputa, fortalecendo também o crescimento do futebol feminino no Estado”.

Por Maria Eduarda Metran