Comissão formada por representantes de povos originários, ribeirinhos e assentamentos rurais de Corumbá se encontraram, na manhã desta segunda-feira, com o prefeito Dr. Gabriel para reivindicar a adesão do município ao novo Programa de Aceleração do Crescimento – Saúde.
Eles apresentaram propostas para a implantação de uma unidade básica de saúde fluvial e de uma ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que contemplem os moradores das áreas rurais e reservas da região, que podem ser executadas a partir do programa.
O governo federal pretende financiar a construção de obras, aquisição de equipamentos e veículos com o investimento total de R$5,8 bilhões. Para uma cidade ser inclusa no Pac – Saúde é necessário que seja feita uma solicitação por parte do governo municipal.
A data limite para que essa requisição seja feita é hoje (31). De acordo com o prefeito, o executivo trabalhará para alcançar este objetivo. Para tanto, orientou que a comissão definisse um grupo para estabelecer os projetos para cadastro em conjunto com representantes do município.
Os líderes guatós, Dalva Ferreira e Severo Ferreira, Denir Marques (cacique da aldeia Guató da Barra do São Lourenço); Anísio Guató; Maria Pereira (professora aposentada que atuou por mais de 30 anos em assentamentos); Alex Stefani (Simted) e lideranças de associações de assentamentos rurais estiveram presentes como comissão de representantes de povos originários, ribeirinhos e de assentamentos rurais de Corumbá.