O Grupo de Bombas e Explosivos do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se deslocou da capital à Corumbá para realizar, na noite desta segunda-feira (21), uma detonação controlada do explosivo que foi deixado em frente a uma residência na Popular Nova.
A equipe foi acionada pela 6º Batalhão de Polícia Militar e chegou no município ao anoitecer. Utilizando trajes de proteção antibomba e equipamentos próprios, avaliaram a situação e detonaram o artefato com o uso de uma contracarga explosiva. Procedimento “que visa verificar a existência de carga ativa e neutralizar eventuais riscos”, conforme informações da PM.
Após a detonação, o artefato foi considerado estável e seguro para movimentação. Assim, a quadra da Rua Paraná, entre a Ciríaco de Toledo e a Edu Rocha, foi liberada para a circulação dos populares.
Objeto
Os policiais militares identificaram o objeto – encontrado pelos residentes da via – como um possível projétil de artilharia militar, com cerca de 40 centímetros de altura e 11cm de diâmetro. Ele apresentava sinais de oxidação e ausência de inscrições numéricas.
Após a remoção do artefato com segurança. O fato foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, para fins de apuração.
Isolamento
A PM reforça que, em situações como essa, é fundamental que a população respeite os perímetros de isolamento, colaborando com as autoridades para garantir a segurança de todos. O bloqueio da via pública e o perímetro de segurança foram definidos diante da possibilidade de o objeto se tratar de um artefato bélico ativo.
Parcerias
Além da Polícia Militar, o isolamento contou com o apoio da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) e da Guarda Civil Municipal, que colaboraram no controle viário e na preservação da área até a chegada da equipe especializada.
