Entre os dias 12 e 19 de maio, famílias residentes na região do Taquari, no Médio Pantanal, serão atendidas pelo Programa Social Povo das Águas, que leva serviços essenciais a comunidades ribeirinhas. A ação é executada com recursos próprios do município e coordenada por uma equipe multidisciplinar vinculada à área de assistência social.

Na terça-feira, 13 de maio, das 08h às 12h, os primeiros atendimentos ocorrerão no Porto Sagrados, voltados aos moradores da região da Colônia São Domingos. Já na quarta-feira, 14 de maio, a equipe prestará serviços no Porto Sairú, das 08h30 às 12h30, atendendo a população da Colônia do Bracinho.

No dia seguinte, quinta-feira, 15 de maio, o grupo retorna à Colônia São Domingos, com atividades no Porto Figueira, das 08h30 às 12h30. Na sexta-feira, 16 de maio, os atendimentos serão realizados no Porto da Fazenda Abate, das 08h às 12h, abrangendo as regiões da Colônia do Cedro e Limãozinho.

No sábado, 17 de maio, será a vez das famílias da Colônia do Cedrinho, com atendimento no Porto da Casa do Ná (Sr. Paulo Amaro), também das 08h às 12h. Já no domingo, 18 de maio, os serviços ocorrerão em dois locais: das 07h às 11h, no Porto Buritizal, para a comunidade da Colônia do Corixão, e das 13h às 16h, no Porto Paraná, beneficiando os moradores da Colônia do Rio Negro.

Segundo o coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos, esta será a terceira ação realizada este ano: “Nesses quatro meses de administração, já realizamos dois atendimentos: em março, na região do Alto Pantanal; e, em abril, no Baixo Pantanal, em Coimbra. Agora, vamos levar os serviços para as famílias do Médio Pantanal do Taquari. Nessa região, são aproximadamente 220 famílias. Devido às mudanças da natureza, agora está com água e vamos fazer os atendimentos nos portos.”

Sobre o Programa

Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais a comunidades de difícil acesso, promovendo inclusão social e bem-estar. A iniciativa conta com uma equipe técnica formada por profissionais de diversas áreas, que prestam atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e educação. Também são oferecidos benefícios eventuais e atividades voltadas ao desenvolvimento comunitário sustentável.

Regulamentado pela Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012, o programa é fruto da colaboração entre setores públicos e organizações sociais, garantindo serviços dignos e de qualidade às populações ribeirinhas e fortalecendo seus vínculos com políticas públicas eficazes.

Por Da Redação