Moradores da zona rural de Corumbá participaram, no sábado, 5 de julho, de uma ação social com serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e educação. A atividade aconteceu no Tatersal Leiloboi, na Fazenda Novo Horizonte, e reuniu pessoas da região da Nhecolândia, da Manga e de comunidades próximas.
A mobilização fez parte dos programas “Saúde do Homem Rural” e “Saúde da Mulher Rural”, organizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), com apoio do Sindicato Rural de Corumbá e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
A estrutura do evento contou com consultas médicas, exames clínicos, testes rápidos e vacinação. Também foram oferecidos serviços como vermifugação de animais, corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, alistamento militar, cadastramento no CadÚnico e no ID Jovem, além de atividades esportivas.
Na área da educação, houve palestras sobre saúde, campanhas ambientais e divulgação de cursos técnicos e profissionalizantes ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Para acessar os serviços, os participantes apresentaram documento de identidade e cartão do SUS.
Para o secretário especial de Relações Institucionais de Corumbá, há um compromisso de “Levar o atendimento à população, seja na saúde, cidadania ou assistência social… Essa parceria com o Senar e outros apoiadores permite que ações como esta aconteçam e possam ser replicadas em outras ocasiões”.
Luciano Leite, gerente da Leiloboi, disse: “Já realizamos uma ação semelhante no passado. Agora voltamos com o mesmo objetivo: atender o homem do campo, que ainda enfrenta carências na saúde, educação e infraestrutura. Estamos avançando, mas ainda há muito a fazer”.
O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Stefano Santa Lucci Rettore, também se manifestou: “A casa está cheia. A Prefeitura fez sua parte, o Sindicato também, e conseguimos mobilizar a comunidade. O atendimento digno a quem vive no Pantanal é um compromisso de todos nós”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, declarou: “Muitos estão aqui voluntariamente… Estamos ouvindo a população, entendendo suas necessidades e buscando soluções”.
