A convocação dos pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, começa nesta terça-feira (5).
Os estudantes precisam acompanhar o processo no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 19 de setembro.
A lista de espera é utilizada para preencher vagas não ocupadas na chamada regular — por desistência ou descumprimento dos critérios exigidos.
Após serem convocados, os aprovados precisam complementar a inscrição no sistema com os dados referentes à contratação do financiamento.
Na sequência, é necessário validar as informações em até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, com entrega da documentação exigida — em formato físico ou digital.
A etapa seguinte consiste na apresentação dos documentos ao agente financeiro (banco). O prazo é de até 10 dias corridos, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. Com a aprovação concedida pelo agente financeiro, o contrato poderá ser formalizado.
O que é o Fies?
É um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Diferentemente do Programa Universidade para Todos (ProUni), não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o estudante deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.