A Câmara Municipal de Ladário suspendeu temporariamente o concurso público lançado pelo Edital nº 001/2025. A medida, publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (6), atende a uma decisão da Justiça, que determinou a inclusão obrigatória de cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

A determinação está baseada na Lei Federal nº 15.142/2025, que exige a reserva de 30% das vagas para esses grupos em todos os concursos públicos realizados pela Administração Pública.

De acordo com a portaria assinada pelo presidente da Câmara, vereador Jonil Junior Gomes Barcellos, todas as etapas do certame ficam suspensas até que o edital passe por retificação, com a devida inclusão das cotas raciais e étnicas.

A Comissão de Concurso, responsável pela organização do processo seletivo, deve fazer a adequação do edital em conjunto com a empresa organizadora. Também deve garantir que a mudança seja amplamente divulgada para assegurar igualdade de oportunidades e transparência no processo.

Ainda não há nova data para o andamento do concurso. A Câmara orienta que os candidatos acompanhem os canais oficiais para futuras atualizações.

Por Da Redação