Receita Federal, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e Polícia Militar do MS apreendem drogas e mercadorias de origem animal e vegetal na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Em operação conjunta realizada nesta quarta-feira, 13 de agosto, foram apreendidas aproximadamente 2,1 quilos de substância análoga a cocaína, 2 toneladas de mercadorias de origem animal e vegetal na fronteira entre Brasil e Bolívia.
A ação ocorreu no Posto de Fiscalização Esdras, em Corumbá, e teve como destaque, mais uma vez, a atuação do cão de faro da Receita Federal que indicou a possível presença de entorpecentes com um casal que seguia viagem em um ônibus de turismo irregular. Ao solicitar que todos os passageiros descessem para inspeção, o cão sinalizou para os calçados do casal – um boliviano de 32 anos e uma boliviana de 31 anos. Ambos declararam que levariam a droga para São Paulo e receberiam o valor de R$ 1 mil cada um. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal.
Além da droga, os agentes também apreenderam 2 toneladas de mercadorias com restrições sanitárias. Os produtos representam sérios riscos à segurança agropecuária, ao meio ambiente e à saúde pública nacional.
Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para os devidos procedimentos legais. A operação reforça o compromisso da Receita Federal do Brasil em combater o tráfico de drogas, o contrabando e a entrada de materiais irregulares no território brasileiro. (Com Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Corumbá)