O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, “Bira”, direcionou uma solicitação a Secretaria de Infraestrutura do município para cobrar a intervenção imediata para a recuperação da escadaria que conecta os bairros Centro e Beira-Rio, por meio das ruas Ladário e Manoel Cavassa.

Uma cópia do documento, onde apresenta que há riscos iminentes à segurança da população diante do avançado estado de deterioração da escada, foi endereçado também à Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Segundo o vereador, a situação ameaça aos moradores que usam diariamente a construção, “especialmente crianças que a percorrem para acessar a escola local, bem como trabalhadores que dependem do trajeto para chegar ao terminal de ônibus e à região central da cidade”.

No pedido de solicitação constam imagens do local que demonstram o comprometimento estrutural dos muros de contenção, com rachaduras, desmoronamentos parciais, erosão do solo e exposição de materiais soltos, além do desgaste visível nos degraus e guarda-corpos laterais.

“O risco de acidentes é elevado, tanto por quedas causadas pelas irregularidades dos degraus e entulhos acumulados, quanto pelo perigo de novos deslizamentos de terra, sobretudo em períodos de chuva. Além disse, a escadaria tem função estratégica de mobilidade urbana, por conectar diretamente a região ribeirinha, que margeia o Rio Paraguai, ao centro de Corumbá, sendo um importante elo entre bairros residenciais e áreas de intenso fluxo econômico e social”.

Por Da Redação