A Receita Federal realizou, nas últimas semanas, a Operação Cérberus, em parceria com forças de segurança e órgãos de fiscalização. O foco da operação foi o combate a ilícitos no comércio exterior e outros crimes transfronteiriços. A ação recebeu o nome inspirado na figura mitológica que representa a vigilância constante.
Ao longo de 14 dias de atividades (de 14 a 21/08), diversas instituições atuaram em conjunto para reforçar a fiscalização na região de fronteira. O trabalho resultou em um prejuízo estimado superior a R$ 6 milhões às organizações criminosas.
Entre os resultados, destacam-se a apreensão de 27 kg de pasta base de cocaína, 21 kg de cocaína refinada, 40 kg de skunk e cerca de 15 toneladas de mercadorias irregulares.
A operação contou com a participação da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul (Setor de Investigações Gerais) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Operação Cérberus foi resultado da sinergia interagências, unindo recursos e expertise de diferentes órgãos para fortalecer a presença do Estado na fronteira.
A Receita Federal reafirma seu compromisso de atuar de forma integrada com as demais instituições do Estado brasileiro, com foco na proteção da sociedade e no combate permanente ao crime organizado.