A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) instituiu a comissão responsável pelo próximo concurso da instituição, conforme divulgado por meio da edição do Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (3).
Cabe ao colegiado recém-formado a condução dos trâmites administrativos necessários para a abertura de novas vagas e ao provimento de cargos no quadro da Casa de Leis. São responsáveis pela escolha da banca organizadora, a inclusão e a definição dos cargos e a quantidade de vagas.
São membros da comissão: Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas (presidente); Fábio de Oliveira Camillo (diretor jurídico); João Paulo Coelho Minzon (secretário de infraestrutura); Osni Moreira de Souza (gerente de licitação); Alberto Pires Gonçalves Junior (gerente da folha de pagamento); Evelyn Delgado Abelha (representante do sindicato); Tiago Santos Silva (analista legislativo administrador).
O Estatuto dos Servidores do Poder Legislativo (Lei nº 6.278/2024) indica que a ALMS possui 486 cargos em sua estrutura. Desses, 298 são destinados a analistas legislativos e os demais a técnicos legislativos, que possuem o salário básico inicial de, respectivamente, R$ 3.057,55 e R$ 1.870,25. Vencimentos estes que podem ser acrescidos a partir de gratificações e outras vantagens.
Último concurso
Em 2016, a ALMS realizou o último concurso e ofertou 80 vagas de nível médio e superior. A banca da vez foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que aplicou prova objetiva e de títulos.
Estas foram as vagas oferecidas:
Analista (nível superior)
- analista em RH: 3 vagas
- arquiteto: 1 vaga
- assistente jurídico: 7 vagas
- assistente social: 1 vaga
- biblioteconomia: 1 vaga
- cerimonialista: 4 vagas
- consultor de processo legislativo: 6 vagas
- contador: 2 vagas
- economista: 2 vagas
- engenheiro civil: 1 vaga
- jornalista: 6 vagas
- médico: 3 vagas
- publicitário: 1 vaga
- redator e revisor de debates: 7 vagas
Técnico (nível médio)
- agente de apoio legislativo: 3 vagas
- agente de polícia legislativo: 10 vagas
- assistente legislativo: 12 vagas
- auxiliar de enfermagem: 1 vaga
- programador visual: 1 vaga
- técnico de informática: 6 vagas
- tradutor de libras: 2 vagas
Conteúdo da prova objetiva
Nível Superior
40 questões de conhecimentos gerais
40 questões de conhecimentos específicos
Nível Médio
45 questões de conhecimentos gerais
35 questões de conhecimentos específicos

